Estudo: uso de radiação nos pulmões pode acelerar recuperação da covid-19
Um estudo divulgado na última terça-feira mostra que o uso da radiações nos pulmões de pacientes com pneumonia causada pela covid-19 pode ajudar na recuperação.
A radioterapia diminuiu de 12 para 3 o tempo de melhora nos pacientes avaliados. O estudo, pequeno, foi feito com 10 pacientes por médicos da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA). Os resultados foram comparados com outros 10 pacientes que receberam o tratamento comum.
Outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem).
O grupo de radiação era "um pouco mais velho, um pouco mais doente e seus pulmões estavam um pouco mais danificados, mas, apesar disso, vimos um forte sinal de eficácia", disse à Reuters o médico Mohammad Khan.
Khan observou que, no grupo que usou radiação, os medicamentos para covid-19 foram suspensos antes e após o tratamento, de modo que os resultados refletem o efeito da radiação isoladamente.
"A radioterapia pode reduzir a inflamação nos pulmões dos pacientes com covid-19 e reduzir as citocinas que estão causando a inflamação", disse Khan. Citocinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico.
Os resultados dos cinco primeiros pacientes foram aceitos para publicação na revista Cancer. O resultado com todos os 10 foram publicados na terça-feira no repositório medRxiv, mas o estudo ainda não passou por etapa randomizada e por avaliação entre pares.
(Com informações da Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.