Dia do Amigo: ter amizades contribui para o bem-estar; entenda como
No dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo e mais do que celebrar essa data, ter amigos pode realmente melhorar a saúde. Além de ser tornar os nossos eternos confidentes e companheiros, eles podem ser membro das nossas famílias e estabelecer vínculos significativos e duradouros.
Há diversos estudos que mostram que ter relações de amizade é fundamental para viver uma vida mais saudável e até mais longa. Uma revisão de 148 estudos feita nos Estados Unidos por especialistas da Brigham Young University e da University of North Carolina mostrou que pessoas com amizades sólidas tinham 50% mais chances de sobrevivência.
Mais que isso: os autores concluíram que os efeitos da falta de amigos são comparáveis aos problemas provocados pela obesidade, pelo abuso de álcool e pelo consumo de 15 cigarros por dia.
Uma outra pesquisa, feita pela American Cancer Society, concluiu após analisar os dados de mais de 500 mil adultos que o isolamento social aumentava os riscos de morte prematura por qualquer causa.
As amizades também são fundamentais que possamos externalizar sentimentos e demonstrar afeto e amor, o que é fundamental para a nossa saúde mental. "É um tipo de relacionamento que nos ajuda a ser mais humanos em nossas vidas", afirma Cristina Borsali, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Como ter amigos por mais tempo
Mantenha contato
Tente manter a pessoa por perto e saber como está a vida dela. Mesmo que pareça óbvio, por causa da rotina é comum deixarmos de falar com a pessoa e saber o que anda acontecendo no seu dia a dia. Talvez ela ou você estejam com problemas e conversando é possível trocar ajuda.
Conecte-se emocionalmente
Se marcaram de se ver e encontrar, esteja lá bem presente. Esqueça um pouco o celular ou outros meios que que tirem sua atenção naquele momento.
Participem um da vida do outro
Estar próximo é essencial em uma amizade, especialmente quando estamos celebrando algo importante—e queremos dividir a emoção do momento—ou vivendo um momento difícil—e precisamos saber que não estamos sozinhos.
É o que uma pesquisa da Universidade de Puget Sound, nos EUA, chamou de "apoio à nossa identidade social". Ou seja, queremos amigos que entendam quem somos e validem nossa importância na sociedade, aumentando nossa sensação de pertencimento e favorecendo a construção da autoestima.
Conserve o respeito e a confiança
A pessoa pode estar inserida em um contexto ruim ou passando por alguma dificuldade, por isso não saia por aí falando mal dela para outro colega. Isso demonstra lealdade e compromisso com o outro.
Mantenha o coração aberto
Brigas e desentendimento são absolutamente normais, principalmente em amizade muito longas. Nesse momento, vale respirar fundo e tentar conversar para chegarem a um acordo. Vale ainda focar no que importa: o carinho e os bons momentos que passaram em toda a a história de vida juntos.
*Com informações de reportagem publicada em 01/11/2019
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.