Isolamento, uso de máscaras e higiene podem controlar pandemia, diz estudo
Um estudo feito pela University Medical Center Utrecht, da Holanda, aponta que lavar as mãos regularmente, usar máscaras e respeitar o distanciamento social podem controlar a pandemia de covid-19 mesmo sem uma vacina.
O estudo, publicado na revista PLoS Medicine, analisou a propagação do vírus e como detê-lo. As interações entre pessoas no país europeu serviram como base para o modelo. De acordo com os pesquisadores, as medidas são apropriadas para outras nações ocidentais.
"Uma grande epidemia pode ser evitada se a eficácia dessas medidas exceder 50%", disseram os autores.
O modelo utilizado apontou que, se o isolamento social imposto pelos governos fosse combinado com medidas pessoais, o pico de infecções poderia ser reduzido mesmo com uma eventual reabertura.
"Em termos práticos, significa que o SARS-CoV-2 não causará um grande surto em um país onde 90% da população adota lavagem das mãos e distanciamento social 25% eficaz", disseram os pesquisadores.
Os autores do estudo afirmam que os governos devem educar a população sobre como o vírus se espalha e conscientizar sobre o papel do distanciamento social, lavagem das mãos e uso de máscaras no controle da pandemia.
O modelo aplicado, no entanto, não considera questões demográficas e nem explica o isolamento imperfeito de pessoas infectadas pelo vírus, que podem infectar outras pessoas em um hospital, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.