Doria crê que vacina pode estar disponível ao público em janeiro de 2021
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que a vacina contra o novo coronavírus produzida pelo laboratório Sinovac Biotech estará disponível em janeiro. A previsão antecipa em alguns meses a data informada antes — em maio, o governo paulista previa que a vacina fosse disponibilizada até junho de 2021.
Segundo Doria, "as informações foram sucedendo-se positivamente", o que permitiu a antecipação dos prazos.
"Não havendo nenhuma intercorrência na terceira fase de testes da vacina, nessas circunstâncias, já poderemos iniciar a produção da vacina em dezembro e imediatamente iniciar a vacinação com o SUS, com o Ministério da Saúde, de milhões de brasileiros", disse João Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, explicou que a parte mais delicada dos testes da vacina, quando é avaliado se ela causa problemas de saúde ou outros efeitos adversos, já foi ultrapassada. Para ele, agora a fase 3 do teste vai avaliar "aquilo que a vacina veio mostrar, que é a produção de anticorpos".
"Precisamos saber se ela vai produzir os anticorpos, e se eles permanecerão por um certo período no corpo das pessoas."
Gorinchteyn também afirmou que os testes mostrarão se será necessária uma segunda dose da vacina, ou se ela terá de ser aplicada com frequência, como ocorre com a da gripe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.