OMS nas Américas alerta contra uso de produtos com cloro para tratar covid
A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, emitiu ontem um alerta contra o uso de produtos com cloro para tratamento de pacientes com covid-19.
"A Opas não recomenda o uso oral ou parenteral [injeção] de produtos à base de dióxido de cloro ou clorito de sódio para pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 ou a qualquer outra pessoa. Não há evidências sobre sua eficácia e a ingestão ou inalação desses produtos pode causar sérias reações adversas", diz o alerta.
A entidade afirma que qualquer propaganda desses produtos relacionada ao combate ao coronavírus deve ser reportada às autoridades de saúde local.
"Desde o início da pandemia este ano, diversos produtos contendo dióxido de cloro ou derivados têm sido comercializados sozinhos ou em combinação com outros produtos com a falsa promessa de cura para a covid-19", afirma o alerta.
O dióxido de cloro, um elemento químico misturado à água para a lavagem de alimentos, e o hipoclorito de sódio, usado como desinfetante caseiro, podem ser tóxicos se ingeridos e causar diversas reações, segundo a Opas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.