Vacina da BioNTech e Pfizer: testes preliminares mostram resposta "robusta"
A vacina para a covid que está sendo testada pelas farmacêuticas BioNTech e Pfizer apresentou uma resposta imune "robusta", segundo apontaram os resultados preliminares das fases 1 e 2 do medicamento, divulgados hoje na revista científica "Nature". Os testes ainda estão em andamento.
Os testes foram aplicados em 45 adultos saudáveis, de 18 a 55 anos de idade. Segundo o material publicado, a vacina BNT162b1 foi bem tolerada. Entretanto, alguns pacientes apresentaram efeitos colaterais " de leves a moderados e transitórios", principalmente após a aplicação da segunda dose. Entre as reações, foram citadas dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e distúrbios do sono.
Os pacientes foram divididos em três grupos que receberam diferentes doses da vacina: de 10 microgramas (μg), de 30 microgramas (μg) e de 100 microgramas (μg). Um quarto grupo recebeu um placebo.
Os melhores resultados foram observados nos pacientes do segundo grupo, das doses de 30 microgramas, que apresentaram uma resposta imune mais forte que os do primeiro e receberam ainda uma segunda dose da vacina, 21 dias depois da primeira. Antes mesmo do reforço com a segunda dose, os pacientes já apresentaram reforço nos anticorpos contra a Sars-CoV-2 (novo coronavírus).
Comparado ao grupo que recebeu doses de 100 microgramas, os resultados não foram tão diferentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.