Estudo: indivíduos têm célula que mata coronavírus mesmo sem ter anticorpos
Um estudo conduzido por cientistas suecos mostrou que pessoas que testaram negativo para a covid-19 apresentaram uma célula que tinha uma espécie de memória do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e sabia como combatê-lo. Isso aconteceu mesmo sem que elas estivessem produzindo anticorpos contra a doença.
A pesquisa foi realizada com 206 indivíduos com casos leves e severos de covid-19, outros que não foram expostos e familiares expostos ao vírus. Os resultados foram publicados na revista "Cell".
Essas células, chamadas de linfócitos T, são capazes de eliminar o novo coronavírus por uma ação chamada de "citotóxica". "As células T de memória específicas para SARS-CoV-2 provavelmente serão críticas para a proteção imunológica de longo prazo contra covid-19", diz um trecho do estudo.
Foi a primeira vez que pacientes que testaram negativo para a covid nos exames sorológicos (que avalia os anticorpos contra o vírus) apresentaram linfócitos T com a memória do SARS-CoV-2.
Os autores comemoraram o resultado sugerindo que o estudo "sugere que a exposição natural ou infecção deve prevenir episódios recorrentes de covid-19", ao menos por um período de tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.