Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


MariMoon: "Mudei alimentação não para emagrecer, mas cuidar do meu corpo"

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (19), a apresentadora e criadora de conteúdo MariMoon revelou que recentemente mudou a alimentação devido à depressão e à SOP (síndrome do ovário policístico).

"Decidi ser um pouco mais careta na minha alimentação e buscar uma dieta mais saudável. Não era nem uma questão de emagrecer, mas de ser saudável, de cuidar do meu corpo. Acho que tem a ver com o lance do amor próprio, porque na minha fase mais depressiva, a alimentação era quase como uma questão de autoagressão, de dane-se, não me importo comigo mesma, vou comer qualquer coisa mesmo, uma coisa bem agressiva na verdade", disse.

Ela contou que, conforme foi se sentido melhor, também quis cuidar com mais carinho de seu corpo e se preocupar com o que estava ingerindo. A consequência foi justamente uma mente mais saudável. "Isso foi ótimo também para a questão da SOP, que é muito conectada à alimentação. Quando se pesquisa formas mais naturais de lidar com isso, tem muitas dicas de antioxidantes e alimentações mais saudáveis e com menos lácteos", disse.

MariMoon contou que não é mais vegetariana por motivos médicos. "Estava ficando doente toda hora", disse. Hoje, ela come peixes e frutos do mar e tenta reduzir o consumo de lácteos. "Minha preocupação é muito pela questão de sustentabilidade, saúde, além de eu ter dó dos bichinhos".

Intestino e cérebro

A apresentadora revelou também que durante a quarentena a alimentação saudável a ajudou a controlar a mente. "Tentei manter a alimentação saudável e não perder a linha justamente para tudo funcionar bem. Quando o intestino está funcionando bem, a mente também funciona bem. Está tudo conectado, diretamente ligado", disse.

O nutricionista Victor Machado lembrou que o intestino é como se fosse o segundo cérebro e, por esse motivo, deve ser tratado com carinho, por meio da alimentação. "Se a gente tem um intestino com a tendência a ser mais saudável, consequentemente a gente tem uma melhora do humor, do nosso sono e da nossa disposição", disse. Para isso, ele sugere o que considera já óbvio para a população: mais vegetais, hortaliças, frutas e água. "É o básico da nutrição".

MariMoon contou que tentou fazer com que toda a sua rotina fosse o mais saudável possível na pandemia, para "não ficar maluca". "Eu tive uma depressão muito forte e, na verdade, me curei recentemente, foi a prova de fogo agora. É um misto de o quanto tenho de autocontrole, disciplina e força de vontade misturado com a minha fé. Bati tudo no liquidificador. Graças a Deus e ao meu próprio esforço, consegui manter muito bem minha cabeça e meu corpo, tudo bem equilibrado", disse. Ela também meditou nesse período e disse que está estudando hipnoterapia. "Estou amando, vou me formar agora em setembro.