Topo

Conexão VivaBem

Alimentação


MariMoon: "Não vemos de onde vem comida, temos que resgatar essa conexão"

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2020 15h00

No Conexão VivaBem desta quarta-feira (19), a apresentadora e criadora de conteúdo MariMoon disse que gostaria que houvesse um resgate do consumo consciente, saber por quais processos os alimentos passaram até chegarem à mesa.

"A gente compra tudo no mercado, já embalado em um plástico, não vê de onde vêm as coisas, não sabe que aquela carne era um bicho vivo, não viu o leite saindo da teta da vaca, a gente não vê a pessoa colhendo alface", disse. "A não ser que tenha muita sorte de, como eu, poder ter uma relação, ir para uma fazenda e ter muita conexão com a natureza, desde pequena a pessoa não vê que a mãe natureza é quem está entregando a comida. É essa conexão ancestral que a gente perde nessa vida moderna".

Segundo o nutricionista Victor Machado, conectar-se com a comida é a chave para uma alimentação saudável. "A gente perdeu a conexão com a comida a partir do momento em que a gente falou que comer serve para engordar ou para emagrecer. Comer virou algo utilitário, para caber no vestido, para ficar com abdome tanquinho. Não, eu como para comer, comer serve para alimentar você, deixá-lo feliz, bem. A partir do momento que existe conexão com a comida, que você entende que não tem comida certa ou errada, a relação melhora. Brigadeiro não engorda e salada não emagrece, mas você pode ter os dois na sua vida", disse.

Machado fez uma brincadeira e chamou o atual momento de "despamonhamento da comida". "Para fazer pamonha, você precisa de uma galera envolvida. Mas hoje em dia é só pegar o alimento e desembalar. A gente perdeu total a conexão, a socialização do alimento. Não mais o comer com a pessoa que eu amo, é tudo 'pá-pum'".