Conká: "Soube que 'chico' vem de chiqueiro; menstruação merece respeito"
No Conexão VivaBem desta quinta-feira (20), a cantora e compositora Karol Conká disse que ficou assustada quando descobriu a origem da palavra "chico", usada popularmente para se referir ao período menstrual.
"Fiquei chocada quando soube que o nome 'chico' vem de chiqueiro, porque algo que fede! Sempre explicava para as minhas amigas na adolescência que o sangue fedia porque entrava em contato com o oxigênio. Não é que a menstruação em si é fétida ou suja", disse. "Acho que a menstruação em si deve ser respeitada".
Segundo ela, a sociedade passa por um período de quebras de tabus e essa glamorização sobre o sangue menstrual é um dos meios para forçar esse rompimento e esses mitos. "É para tirar todo o preconceito que existe em torno do tema".
A ginecologista Mariane Nunes de Nadai também afirmou que hoje há uma valorização do feminino. "Muitas vezes, a menstruação representa o feminino. Não que a mulher precise menstruar para ser mulher, não é isso, mas é uma representação do que se valoriza da mulher e a gente está em um momento de maior valorização do ser feminino. Por isso que eu acho que a questão da menstruação está tão na moda", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.