Topo

Conexão VivaBem

Movimento


Otaviano Costa: "Esporte sempre foi uma válvula de bem-estar para mim"

Do VivaBem, em São Paulo

24/08/2020 10h30

No Conexão VivaBem desta segunda-feira (24), Otaviano Costa revelou que o exercício físico, especialmente o esporte, é essencial para a manutenção do seu bem-estar. Segundo ele, a atividade o ajuda a enfrentar o dia a dia. "O esporte sempre foi uma válvula de bem-estar para mim. Zerava máquina para me readequar ao dia seguinte, enfrentar o dia seguinte", disse.

O apresentador contou que foi atleta aos 15 anos, quando jogou vôlei profissionalmente pelo Clube Banespa. Desde então, o esporte se tornou parte da sua rotina e funciona como uma espécie de terapia. "Era meu escape mental, meu momento de reflexão. Eu acho que depositava e jogava fora muitas coisas boas e ruins do meu cotidiano."

Ao se mudar para o Rio de Janeiro, o hábito de praticar esportes com frequência sofreu mudanças. "Acreditem ou não, no Rio, acho que nunca fiz tão pouco esporte na minha vida. Eu moro em frente ao mar, poderia já ter feito uma rotina mais próxima do que eu já havia feito na minha vida, mas não". Para ele, essa mudança é inexplicável, mas ele está treinando mais na academia agora.

"Hoje estou preferindo ficar quieto. São tantas informações externas a nosso respeito, sobre a nossa profissão e sobre o mundo que às vezes eu acho que essa essa overdose de coisas aí fora está me transformando em um ser um pouco mais introspectivo", disse.

O doutor em educação física Mauro Guiseline disse que essa introspecção na academia faz parte daquele caráter meditativo que Otaviano tinha com o esporte. "Você está cuidando de você e isso tem a ver com a relação entre o exercício e o bem-estar emocional", disse. Segundo ele, além de a atividade física promover uma sensação de bem-estar consigo mesmo, ela administra o estresse. "Talvez por isso você tenha preferido a academia", disse a Otaviano. "Essa muvuca estava estressando e você está administrando um agente estressor".