Morte de criança com covid-19 mostra ataque do vírus ao coração, diz estudo
Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) realizaram uma autópsia autorizada pela família no corpo de uma criança de 11 anos vítima da covid-19. A pesquisa feita no HC (Hospital das Clínicas) da USP foi publicada na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.
Os cientistas analisaram tecidos de algumas partes do corpo e os resultados indicaram que, no caso da menina, o principal alvo da doença foi o coração.
Em um microscópio eletrônico, eles analisaram amostras do coração, pulmão, baço, cérebro, rins e músculos da coxa e da pele. Foram encontradas áreas com necrose no coração, pequenos coágulos em artérias do pulmão e dos rins, além de danos hepáticos.
"A infecção das células endoteliais no endocárdio pode resultar na disseminação hematogênica do Sars-CoV-2 para outros órgãos e tecidos", aponta a análise publicada.
O procedimento detalhou como foi o ataque do vírus no organismo infantil saudável e sem doenças que poderiam levar a algum risco maior na infecção pelo coronavírus.
"Outras partes do corpo foram afetadas, mas o principal alvo foi o coração. Nosso estudo é o primeiro a demonstrar a ação direta do vírus ao coração de uma criança por meio de autópsia", disse Paulo Saldiva, professor na Faculdade de Medicina da USP, ao jornal "O Globo".
O professor destaca que, em se tratando de crianças, a doença vai se manifestar de outra forma, acontecendo danos diretamente em órgãos do corpo e, ainda, por uma reação inflamatória.
"É uma manifestação diferente da covid-19 que ainda não compreendemos bem", disse.
Saldiva acredita que tratamentos com corticoides e anticoagulantes podem emergir alguns resultados positivos de recuperação.
A criança morreu no primeiro semestre no HC por insuficiência cardíaca, um dia após dar entrada.
Durante uma semana antes de ser internada, ela apresentou febre, dores no abdome, nos músculos e dificuldade para ingerir alimentos. Ela chegou a ser intubada na UTI, com pressão arterial baixa, alteração no fígado, conjuntivite, membros gelados e taquicardia, segundo o relato do caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.