Sexo oral tem relação direta com infecção comum na vagina, diz estudo
Um estudo publicado ontem no jornal científico Plos Biology aponta mais uma causa externa possível da vaginose bacteriana, conhecida popularmente como VB. Após a recente descoberta que mostrou como micróbios do pênis podem ajudar a causar a infecção, a análise demonstrou que bactérias da boca transmitidas durante o sexo oral também podem contribuir para o desenvolvimento da VB.
A pesquisa analisou as consequências de uma bactéria comum na boca no desequilíbrio da flora vaginal, principal consequência do surgimento da vaginose, que chega a afetar 20% das mulheres no mundo.
Apesar de comum, a doença não pode ser subestimada porque aumenta a vulnerabilidade feminina a doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias, podendo até contribuir para partos prematuros em grávidas.
Segundo o estudo publicado no jornal da Plos (Public Library of Science, ou Biblioteca Pública de Ciência em português), organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia, uma bactéria da boca causou o crescimento de outras bactérias relacionadas à VB.
A bactéria em questão é a Fusobacterium nucleatum, normalmente associada a doenças da gengiva e placa dentária. Ela apresentou contribuição para o desenvolvimento da vaginose em testes feitos tanto em humanos como em ratos.
A VB tem como principal sintoma o corrimento e um forte odor que se assemelha ao cheiro de peixe. No entanto, a infecção pode ser facilmente confundida com a candidíase, que é causada por fungos.
As descobertas em relação às causas externas da doença podem ajudar no tratamento da vaginose, que comumente é ineficaz apenas com o uso de antibióticos. Atualmente, cerca de metade das mulheres curadas voltam a apresentar a VB pouco tempo depois.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.