Cardiologista recomenda 7 fatores que previnem doenças do coração
No Conexão VivaBem desta sexta-feira (28), o cardiologista Pedro Silvio Farsky disse que há sete fatores que, se seguidos ao longo da vida, previnem doenças cardíacas e garantem um envelhecimento saudável.
Segundo ele, elas se aplicam a qualquer idade. Por mais que o jovem tenha muito menos chance de ter um problema cardíaco do que uma pessoa com mais idade, ele pode ajudar nessa prevenção. "Não é que você fuma hoje e infarta amanhã, você vai ter que fumar por algum tempo até desenvolver a doença", disse. "A chance de o jovem ter uma doença cardíaca é pequena, mas ele mantendo os fatores de risco durante a vida inteira, vai aumentar o risco de ter um problema cardíaco".
Farsky disse que as consequências raramente aparecem aos 20 ou 30 anos, mas começam a partir dos 40 anos. É por esse motivo que as diretrizes internacionais dizem que é obrigatório fazer um check-up a partir dos 40 anos, para uma avaliação de risco. "Antes dessa idade é útil, mas depois dela é importante". Isso porque, quanto antes for identificado um fator de risco, melhor. "Se a gente conhecer alguém com colesterol muito alto, é obrigatório começar a tratar desde muito cedo, e não esperar essa pessoa ter um infarto para começar a tratar. A gente tem que prevenir a doença", disse.
Veja a seguir a lista dos sete fatores protetores de uma doença do coração:
- Alimentar-se bem e de forma equilibrada;
- Fazer exercícios regularmente;
- Não fumar;
- Manter a pressão arterial controlada;
- Manter os níveis de glicose controlados;
- Manter o colesterol controlado;
- Ter um peso saudável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.