Vacina intranasal é aposta contra o novo coronavírus
Dois estudos internacionais sugerem que candidatas a vacina contra a Covid-19 na forma de aerossol, de administração intranasal, oferecem proteção contra a infecção por Sars-CoV-2 em animais. Segundo trabalho coordenado por pesquisadores da Escola de Medicina em St. Louis da Universidade Washington, no estado norte-americano do Missouri, uma única dose de imunizante desse tipo evitou que camundongos desenvolvessem a doença depois de terem sido expostos ao coronavírus. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell no dia 19 de agosto.
Os roedores tinham recebido receptores humanos que se ligam à proteína spike, usada pelo Sars-CoV-2 para invadir as células. Os animais tinham o vírus em seus pulmões, mas eles não foram afetados pelo patógeno. Em outro estudo, publicado na Nature Communications, uma equipe do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Guangzhou, da China, obteve resultado semelhante com uma vacina intranasal e também com sua versão injetável em macacos rhesus.
USP está produzindo vacina por spray nasal
A USP (Universidade de São Paulo) está desenvolvendo uma vacina por spray nasal contra a covid-19. De acordo com a universidade, o modelo de imunização já foi testado - com resultados positivos - em camundongos contra a hepatite B.
Para construir a nova vacina, os pesquisadores da USP colocaram uma proteína do novo coronavírus dentro de uma nanopartícula, criada a partir de um substrato natural. A substância resultante é aplicada em forma de spray nas narinas do paciente.*
*Com informações do Jornal da USP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.