Crianças podem ter covid-19 e anticorpos ao mesmo tempo, diz pesquisa
Pesquisadores do Children's National Hospital, em Washington, nos Estados Unidos, descobriram que crianças e adolescentes são capazes de desenvolver o vírus e os anticorpos da covid-19 ao mesmo tempo.
"Com a maioria dos vírus, quando você começa a detectar anticorpos, não detecta mais o vírus. Mas com a covid-19, estamos vendo os dois", disse Burak Bahar, a médica que liderou a pesquisa. "Isso significa que as crianças ainda têm potencial para transmitir o vírus, mesmo que os anticorpos sejam detectados", prosseguiu.
O estudo foi publicado hoje no Journal of Pediatrics. Os médicos fizeram uma análise em retrospectiva de pacientes jovens que tiveram covid-19 entre 13 de março de 2020 e 21 de junho de 2020.
Bahar ainda quer descobrir se o vírus que está presente com os anticorpos no organismo desses jovens pode ser transmitido para outras pessoas. Não se sabe também se esses anticorpos podem prevenir uma reinfecção.
Segundo o estudo, o vírus deixou de ser detectado após 25 dias, enquanto o tempo médio para medir a presença de anticorpos no sangue foi de 18 dias. Já os níveis adequados de anticorpos neutralizantes foram atigidos em 36 dias
São os anticorpos neutralizantes que, em geral, previnem a reinfecção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.