Imagem mostra infecção por coronavírus nas células das vias respiratórias
O laboratório da UNC School of Medicine (Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos) produziu imagens microscópicas de alta potência mostrando altas cargas virais de Sars-CoV-2 em células respiratórias humanas, prontas para disseminar a infecção nos indivíduos já infectados e também para os outros. As imagens foram divulgadas no periódico New England Journal of Medicine.
Os cientistas capturaram essas imagens para mostrar como é intensa a infecção do novo coronavírus nas vias aéreas e facilitar a compreensão.
No laboratório, os pesquisadores inocularam o vírus em células epiteliais brônquicas humanas, que foram examinadas 96 horas depois usando microscopia eletrônica de varredura.
A imagem, que foi colorizada por um estudante da universidade, mostra células ciliadas infectadas com filamentos de muco (amarelo) presos às pontas dos cílios (azul).
Os cílios são estruturas semelhantes a cabelos na superfície das células epiteliais das vias aéreas que transportam o muco (e vírus aprisionados) do pulmão. A imagem ampliada mostra a estrutura e densidade dos vírions (vermelho) produzidos por epitélios das vias aéreas humanas.
Os vírions são a forma infecciosa completa do vírus liberada nas superfícies respiratórias por células hospedeiras infectadas. Essa pesquisa de imagem ajuda a ilustrar o número alto de vírions produzidos e liberados por célula dentro do sistema respiratório humano.
A grande carga viral é uma fonte de disseminação da infecção para vários órgãos de uma pessoa infectada e ajuda na transmissão de covid-19 para os outros. A intenção dos pesquisadores ao compartilhar as imagens é fortalecer a importância de usar máscaras estando infectado ou não.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.