Entenda o que é e o que causa eczema, doença da atriz Elle Fanning
Na última segunda-feira (14), a atriz Elle Fanning compartilhou com seus fãs no Instagram uma foto em que aparece sem maquiagem e mostrou o problema dermatológico do qual sofre há alguns anos. Trata-se de um eczema na região dos olhos. "Eczema, mas finge que é sombra", escreveu.
O eczema pode causar vermelhidão, coceira intensa e descamação na pele. Vale lembrar que a doença não é contagiosa, mas pode prejudicar muito a autoestima do indivíduo, já que algumas manchas ficam bem evidentes. É caraterizado por um tipo de inflamação provocada por outras doenças, como as dermatites e a disidrose.
Na versão aguda, ele é formado por lesões semelhantes a bolinhas de água que coçam bastante e se rompem caraterizando a fase subaguda. A condição afeta o sistema de renovação da pele e, por isso, o aspecto descamativo das lesões.
Dermatites podem ter dois tipos
O eczema provocado pela dermatite de contato é bastante comum e provocado pelo contato com um material que provoque uma reação alérgica (como níquel ou látex) ou ainda irritante (mas não necessariamente alérgica, como um ácido, por exemplo). Geralmente acomete áreas como mãos, rosto, pescoço e pés.
Já o eczema atópico ou dermatite atópica é um dos mais complexos, pois geralmente não tem causa aparente e envolve causas genéticas. "Esse tipo está frequentemente associado à asma e à rinite e provoca uma coceira bastante intensa", explica Damaris Ortolan, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Tratamento correto
Depois do diagnóstico, o médico irá receitar cremes com corticoides e, no caso de reações muito agressivas, é recomendado o uso de medicamentos via oral também. Tudo sempre com acompanhamento médico.
*Com informações de reportagem de 04/03/20.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.