Vacina com 50% de eficácia pode ser aprovada, admite cientista-chefe da OMS
A médica Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde) admitiu hoje que a organização pode aprovar uma vacina que tenha 50% de eficácia.
"[Desejamos uma vacina com] no mínimo 70% de eficácia, mas no pior dos casos com 50% de eficácia poderia ainda ser útil", afirmou em uma entrevista coletiva.
Swaminathan também explicou que a eficácia da vacina não é o único critério levado em consideração. "Como sabem, existem intervalos de confiança e que esses intervalos não sejam tão amplos", disse.
Segundo ela, o cenário ideal é de uma vacina que tenha um intervalo de confiança de 30%. "Uma vacina com menos disso, talvez não seja muito eficaz", afirmou a médica.
A cientista-chefe da OMS também explicou que a instituição deseja "ter meses para avaliar a segurança" de uma possível vacina.
A médica também disse que pode existir um cenário com duas vacinas, uma que poderia ser usada para "prevenção" e uma segunda para "controlar surtos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.