Por que meus seios doem antes da menstruação?
É muito comum que a dor no seio apareça, principalmente, alguns dias antes do período menstrual. A explicação para o incômodo está na relação dos hormônios com o corpo da mulher. As mamas têm receptores para hormônios femininos e, como a mulher os produz constantemente pelo ovário, ela fica exposta ao ciclo hormonal composto, basicamente, pelos períodos menstrual, pré-ovulatório, ovulatório e pós-ovulatório.
Após ovulação a mulher fica com uma quantidade maior do hormônio progesterona, que é altamente receptivo nas mamas, promovendo um edema, inchaço e sensibilidade. E se engana quem pensa que o uso de anticoncepcional pode melhorar os sintomas. O remédio possui o hormônio de forma sintética, o que não muda em nada o incômodo na região.
Vale lembrar que a dor na região também não está associada a nenhum risco de câncer de mama ou algo do tipo. Geralmente é muito comum mulheres sentirem esse tipo de problema nas mamas e confundirem com algum sinal oncológico ou doença relacionado. Para afastar qualquer sinal, o ideal é fazer exames específicos do problema.
O melhor tratamento para o desconforto na região é a mudança no estilo de vida, como praticar exercícios físicos, evitar alimentos gordurosos e controlar o estresse. Além disso, é possível recorrer ao uso de vitamina E em pequenas doses para auxiliar na dor. Em alguns casos, mesmo com as mudanças não é possível evitar o surgimento da dor antes da menstruação.
Fontes: Lídia Myung, ginecologista e obstetra da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; José David Kandelman, mastologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.