Cientistas dizem ter encontrado coronavírus na água de 4 praias nos EUA
Um time de pesquisadores da Universidade de Minnesota encontrou o novo coronavírus em amostras da água em quatro praias nos Estados Unidos. Os traços do SARS-CoV-2, vírus que causa a covid-19, foram coletados em um estudo realizado no Lago Superior entre os meses de julho e setembro. Segundo os cientistas, no entanto, não há motivo para pânico.
O vírus foi detectado por um grupo liderado pelo pesquisador Richard Melvin. Ele relata que a pesquisa coletou amostras da água de oito praias do Lago Superior desde o dia 4 de julho. Vestígios do SARS-CoV-2 foram encontrados em quatro testes realizados nos dias 11 e 18 de setembro.
O motivo para a água do lago conter traços do novo coronavírus ainda é desconhecido. Os pesquisadores ressaltam que não há evidências de que banhistas poderiam se infectar ao ter contato com a água do lago.
"O objetivo principal não é assustar as pessoas, mas sim responder questões da comunidade. É misterioso e interessante ao mesmo tempo", afirma Richard Melvin. "Entender onde procurar o vírus é realmente fundamental para lidar com esses tipos de infecções no futuro", diz ele em entrevista para a "KARE 11", afiliada da emissora "NBC".
Melvin destaca que o estudo não aponta risco para as pessoas que frequentam o local. Os pesquisadores sabem que o SARS-CoV-2 encontrado na água é um sinal de que há muito mais a aprender sobre como a infecção em comunidades, como a estudada pela Universidade de Minnesota, pode ser medida.
"Agora, sabendo que podemos encontrá-lo na água do lago, pode ser mais um indicador da prevalência do vírus na população que vive naquele local". As hipóteses dos cientistas, ainda não comprovadas, seriam de que o vírus tenha sido levado por banhistas para o lago ou também através da contaminação da água por esgoto.
Com o resultado das pesquisas, Melvin continuará os estudos no lago. Os pesquisadores também trabalharão com especialistas em correntes de lagos e terão o apoio do Departamento de Saúde de Minnesota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.