Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Máscara facial: tem como amenizar o incômodo nesse calorão? Veja dicas

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do Vivabem, em São Paulo

07/10/2020 10h36

A onda de calor que estamos enfrentando em quase todo o país trouxe um incômodo extra: o uso de máscaras faciais. Não é nada confortável ter de permanecer de máscara com o rosto suando, mas, ainda assim, ela é uma das principais formas de prevenção do novo coronavírus.

VivaBem ouviu especialistas para tirar dúvidas sobre o uso de máscaras nesse calorão.

1. Tem alguma forma de amenizar o calor usando máscara?

Com os termômetros nas alturas, é difícil evitar o incômodo. No entanto, atitudes simples podem ajudar:

  • Escolha um tecido de algodão, que é mais confortável para o rosto do que os sintéticos e tende a reduzir a sensação de calor;
  • Beba bastante água. Não é porque estamos de máscara que não podemos matar a sede, não é mesmo? Por isso, hidrate-se;
  • Procure ambientes mais frescos e arejados, se possível;
  • Ande sempre com um lencinho para se secar, caso seja necessário.

2. Se começar a suar, devo trocar de máscara?

"Sim. A troca de máscara e a higienização da proteção devem ser mais frequentes, pois o suor pode umedecer a máscara e assim reduzir a capacidade de filtrar as partículas através dos fios do tecido", explica Fernanda Seabra, dermatologista do Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília.

3. Não estou aguentando o calor, vou abaixar a máscara só um pouquinho. Tem problema?

As máscaras de proteção funcionam como uma barreira contra o vírus. Sendo assim, quem não usa da forma correta está se expondo ao risco de contaminação. Em ambientes fechados, o risco é muito maior do que em ambientes abertos e ventilados, mas o risco nesses locais não é zero, então, mesmo nesses momentos, a máscara deve ser utilizada.

"Importante lembrar também que a máscara é uma barreira nos dois sentidos, ou seja, tanto impede que germes do ambiente contaminem o indivíduo, quanto também impede que os germes do indivíduo contaminem o ambiente. Assim, não se trata apenas do aspecto individual, mas da saúde da coletividade", destaca Plínio Trabasso, infectologista, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Coronavírus segue firme no calor - iStock - iStock
Imagem: iStock

5. Posso usar a máscara folgada no rosto?

Não. A folga da máscara é altamente perigosa para o contágio do coronavírus.

6. Há problemas de saúde, como acne e dermatite, que podem ser agravados nesse calor? O que fazer?

A oclusão pela máscara pode levar a um quadro inflamatório e aumento da secreção sebácea, que pode causar a acne. Em alguns casos, patologias preexistentes podem ser intensificadas, como dermatite seborreica e rosácea. Tente esses cuidados simples, mas que vão fazer diferença:

  • Lavar o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele 2 vezes ao dia;
  • A pele deve estar sempre limpa e seca antes de colocar a máscara;
  • A hidratação do rosto, antes de colocar a máscara, ajuda a evitar o atrito e a pressão;
  • Evitar o uso de maquiagem quando usar a máscara, para não piorar a obstrução dos poros;
  • É essencial retirar todos os resíduos da máscara caseira ao higienizá-la, para que o produto utilizado na lavagem não permaneça na máscara, levando a dermatites.

"Ficar sem a máscara realmente é inviável, não existe uma outra possibilidade para evitar a proteção dessas gotículas ou mesmo os aerossóis que estão suspensos no ar, com relação a covid-19. Temos que encará-la como uma parte do nosso vestuário", enfatiza Igor Maia Marinho, infectologista da USP (Universidade de São Paulo) e coordenador médico do Hospital AACD.