Karnal: "Felicidade constante é uma das coisas mais cafonas que existem"
O professor e historiador Leandro Karnal disse que a ideia de ser feliz o tempo todo é brega, em entrevista à jornalista Mariliz Pereira Jorge, no painel da Semana da Saúde Mental VivaBem desta sexta-feira (16).
"A felicidade constante é uma das coisas da modernidade mais cafonas e bregas que existem. Acho problemática a ideia de sorrir o tempo todo", disse ele. Segundo Karnal, não há como ficar bem diante o que estamos vivenciando: "Vivemos uma das piores crises econômicas. Há milhares de mortos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Existe uma crise política, as notícias são terríveis. Se você está bem, você é pirado. Não é possível estar bem nesse momento".
Para lidar com esse momento angustiante sem se entregar ao desespero, o professor sugere que as pessoas optem por atividades construtivas. "No momento em que passei a participar como voluntário de campanhas e ajudar pessoas em situação muito pior do que a minha, percebi que minhas questões eram white people problems (problemas de pessoas brancas, em português). Isso nos ajuda a colocar as coisas em perspectiva".
Karnal ainda orienta que se continue lendo, fazendo e organizando coisas, tentando se abrir aos outros, para "tentar transformar esse grão de areia em pérola". Mas, de acordo com ele, é impossível estar muito bem nesse momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.