Pai de Matthew McConaughey morreu de infarto durante sexo; risco é alto?
Em entrevista à revista People sobre sua biografia que será lançada em breve, o ator Matthew McConaughey contou sobre a circunstância inusitada que levou seu pai, James Donald McConaughey, ao óbito, quando tinha 63 anos.
De acordo com Matthew, o pai teve um ataque cardíaco enquanto praticava relações sexuais com a sua mãe, Kay McCabeat.
O infarto ocorre pela obstrução da artéria coronária, interrompendo a passagem do sangue para uma parte do coração. Segundo o cardiologista Leopoldo Piegas, coordenador do programa de cuidados clínicos do infarto agudo do miocárdio do HCor (SP), o infarto não é ocasionado diretamente pelo ato sexual. "O esforço físico serve de gatilho, mas a pessoa provavelmente já sofria de um problema coronário importante."
O especialista aponta, ainda, que episódios como o de James não são comuns e para quem não apresenta qualquer condição cardíaca, sofrer um infarto nessa situação é muito raro.
"Em geral, pacientes que têm problemas cardíacos são os que estão sujeitos a ter problemas, mesmo que não especificamente um infarto, durante atividades que exigem esforço — seja sexo, corrida, ou subir uma escada rapidamente, por exemplo", explica.
Além disso, o médico explica que, se o paciente sofreu de um problema coronário agudo recentemente, é necessária a liberação médica para atividades que requerem esforço.
Em caso de qualquer sintoma, o recomendado é ligar imediatamente para um atendimento de emergência.
Conheça os sintomas do infarto
- Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);
- Náuseas e/ou vômito;
- Sudorese, suor frio;
- Falta de ar (mais frequente em idosos);
- Cansaço extremo ou fraqueza;
- Tontura;
- Desmaio;
- Ansiedade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.