O que é a síndrome de Stevens-Johnson, causada por reação a medicamento
Imagine tomar um antibiótico para tratar uma infecção no ouvido e surgir uma reação alérgica tão forte que causa bolhas na pele. Foi o que aconteceu com Rachel Carey, 38. De acordo com informações do Daily Mail, em novembro de 2019 a mulher recebeu amoxicilina, um medicamento usado para tratar infecções bacterianas, e depois de três dias erupções bastante dolorosas apareceram em sua pele.
Rachel foi diagnosticada com a SSJ (síndrome de Stevens-Johnson) e precisou ficar internada por 12 dias. A boa notícia é que ela se recuperou, apesar de ter ficado com algumas cicatrizes.
O que é a síndrome
De acordo com Egon Daxbacher, dermatologista e diretor da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a doença é considerada rara, mas bastante grave. Ela atinge a pele e as mucosas geralmente devido a uma reação após o uso de medicamentos. Entre os remédios que mais causam o problema estão os antibióticos e os anticonvulsivantes.
"Estima-se que 5% das pessoas atingidas chegam a morrer por complicações da síndrome. Por isso, é importante ficar atento a qualquer reação medicamentosa, principalmente se ocorrer descolamento de pele. Nesses casos, é melhor buscar ajuda médica o quanto antes", diz.
Segundo o especialista, muitas vezes a pessoa com SSJ precisa de cuidados intensivos. Além de ser um tratamento demorado —pode levar semanas ou meses para a recuperação completa. "O paciente precisa ser monitorado constantemente, pois também há casos de perda de água do organismo, que leva à desidratação corporal. Ela também pode deixar algumas cicatrizes pelo corpo".
Principais sintomas
Geralmente, antes da erupção na pele, a pessoa apresenta sintomas leves semelhantes a uma gripe. Além disso, é comum aparecer febre, cansaço, feridas na região da boca e os olhos ficam ardendo. Conforme a doença avança, surge uma dor generalizada pela pele e as erupções atingem as mucosas da boca, nariz, olhos e órgãos genitais. Em seguida, há uma descamação da pele.
"Os sintomas podem ser muito dolorosos, a aparência pode ficar assustadora e a SSJ ainda pode ter consequências mais graves, como cegueira, quando atinge os olhos", diz Daxbacher.
Tratamento
O primeiro passo para o tratamento é tentar descobrir o que causou a síndrome, qual medicamento deu essa reação. Em alguns casos, os médicos pedem para o paciente interromper todos os medicamentos.
Depois de identificada a SSJ, o tratamento é intravenoso com imunoglobulina IV. Depois, é feito um monitoramento dos sintomas, com soro para hidratar, e também podem dar antibióticos para evitar infecções e medicamentos para dor ou febre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.