O que é angioplastia, procedimento pelo qual Datena passou após infarto
Após sentir fortes dores no peito, o apresentador Datena foi internado ontem (25) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em suas redes sociais, o jornalista tranquilizou seus seguidores e disse que está bem apesar da internação de última hora.
"Meus queridos amigos, minhas queridas amigas de todo o Brasil, hoje eu dei entrada no Hospital Sírio-Libanês com algumas dores no peito, passei por procedimentos, agora há pouco já saí do centro cirúrgico e estou em plena recuperação. Em breve espero estar com vocês de novo", disse.
No hospital, Datena passou por uma angioplastia, técnica considerada padrão-ouro no tratamento de infarto, caraterizado pelo bloqueio da circulação do sangue em pontos das artérias que irrigam o coração.
A interrupção do suprimento de sangue leva à morte do tecido cardíaco ao redor e, se não revertida, a tempo, pode matar.
O procedimento
Por meio da angioplastia, implanta-se um stent —uma estrutura metálica que funciona como uma "mola". Ela é introduzida fechada na artéria e expandida no local onde estão as placas de gordura (aterosclerose) que provocam o entupimento do vaso sanguíneo, para desobstruí-lo.
Cuidados no pós-operatório
Geralmente, depois do procedimento cirúrgico, o paciente recebe uma combinação de drogas que atuam nas plaquetas (componentes do sangue importantes na coagulação). A aspirina, por exemplo, pode ser um excelente inibidor da agregação das plaquetas e da trombose.
A recuperação também costuma ser rápida, permitindo que o paciente volte às atividades normalmente depois de realizar o procedimento.
Contudo, é fundamental manter um controle clínico periódico e exames específicos do coração.
*Com informações do site de Drauzio Varella.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.