Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus é detectado em pulmão de homem um mês após morte na Inglaterra

Autópsia que detectou vírus foi feita 27 dias após a morte do homem - Getty Images
Autópsia que detectou vírus foi feita 27 dias após a morte do homem Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

03/11/2020 15h29

O novo coronavírus foi detectado no pulmão de um homem na Inglaterra quase um mês após sua morte. Em artigo publicado no site BMJ Case Report e assinado por médicos do Hospital Geral de Watford, é relatado um diagnóstico tardio em um cadáver que impressiona pela capacidade de sobrevivência do vírus no corpo humano.

O caso é ainda mais relevante porque um teste para a covid-19 foi feito no homem logo após a morte e havia dado negativo. O diagnóstico, porém, foi do tipo PCR, que coletou amostras da garganta e do nariz. O teste é conhecido por não ser tão preciso quanto a análise sorológica, ou seja, do sangue.

Como o homem que morreu na faixa dos 50 anos havia apresentado sintomas da covid-19, incluindo febre alta e falta de ar, os médicos decidiram colher amostras do pulmão dele em um exame de autópsia. O procedimento, realizado 27 dias após a morte, detectou a presença do novo coronavírus no órgão.

"Acreditamos que esta seja a primeira vez que o vírus foi demonstrado ser detectável no tecido pulmonar 27 dias após a morte", dizem os médicos no artigo.

Os profissionais da saúde também reforçam que o caso demonstra a importância de se realizar esse tipo de exame nos pulmões após a morte de alguém que apresentou sintomas da covid-19.

Além disso, os médicos acreditam que o caso "pode ter um efeito significativo no manuseio de amostras de laboratório, bem como no descarte do cadáveres".