Coronavírus é detectado em pulmão de homem um mês após morte na Inglaterra
O novo coronavírus foi detectado no pulmão de um homem na Inglaterra quase um mês após sua morte. Em artigo publicado no site BMJ Case Report e assinado por médicos do Hospital Geral de Watford, é relatado um diagnóstico tardio em um cadáver que impressiona pela capacidade de sobrevivência do vírus no corpo humano.
O caso é ainda mais relevante porque um teste para a covid-19 foi feito no homem logo após a morte e havia dado negativo. O diagnóstico, porém, foi do tipo PCR, que coletou amostras da garganta e do nariz. O teste é conhecido por não ser tão preciso quanto a análise sorológica, ou seja, do sangue.
Como o homem que morreu na faixa dos 50 anos havia apresentado sintomas da covid-19, incluindo febre alta e falta de ar, os médicos decidiram colher amostras do pulmão dele em um exame de autópsia. O procedimento, realizado 27 dias após a morte, detectou a presença do novo coronavírus no órgão.
"Acreditamos que esta seja a primeira vez que o vírus foi demonstrado ser detectável no tecido pulmonar 27 dias após a morte", dizem os médicos no artigo.
Os profissionais da saúde também reforçam que o caso demonstra a importância de se realizar esse tipo de exame nos pulmões após a morte de alguém que apresentou sintomas da covid-19.
Além disso, os médicos acreditam que o caso "pode ter um efeito significativo no manuseio de amostras de laboratório, bem como no descarte do cadáveres".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.