Governo de Minas Gerais imuniza cavalos para produzir soro contra covid-19
Com investimento do Governo de Minas Gerais, pesquisadores da Funed (Fundação Ezequiel Dias) começaram a produção de um soro contra covid-19, nesta semana. Ele foi desenvolvido desde o começo do ano e é criado a partir da imunização de cavalos. Os anticorpos dos animais devem ajudar a reduzir a carga viral em seres humanos e assim diminuir os sintomas.
As primeiras 5 mil ampolas do soro devem ser finalizadas até janeiro de 2021. Elas serão destinadas para estudos clínicos, que testarão a segurança e a eficácia do soro. Depois disso será solicitado o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a produção de lotes industriais em larga escala.
Sérgio Caldas, coordenador da pesquisa para o desenvolvimento do soro anti-covid-19, afirmou que "o desenvolvimento do soro deve ser considerado uma opção para o tratamento da infecção". Mas vale ressaltar que inicialmente ele será restrito ao ambiente hospitalar a partir de prescrição médica.
A Funed recebeu R$ 213 mil para investir no desenvolvimento do soro, por meio da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). A produção dos lotes-pilotos irá receber investimento do Governo de Minas para a produção.
O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destacou que o estado continua mobilizado para reduzir a gravidade da pandemia.
"A redução de casos no estado não significa que as ações do Governo cessaram. Pelo contrário. Continuamos mobilizados e trabalhando em projetos a médio prazo, como é o caso da produção do soro que está sendo desenvolvido pela Funed", afirmou Carlos Eduardo.
Em Minas Gerais, até o dia 5 de novembro, foram registrados 364.541 casos confirmados de covid-19 e 9.128 óbitos. São 20.044 casos em acompanhamento. E 335.369 pessoas foram recuperadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.