Emoções positivas ajudam a preservar memória, mostra estudo
Do VivaBem, em São Paulo
09/11/2020 20h27
Sentimentos positivos como alegria e animação ajudam a preservar a memória ao longo do envelhecimento, de acordo com um estudo publicado no periódico Psychological Science, no dia 22 de outubro deste ano.
A pesquisa, liderada por Claudia Haase, da Universidade de Northwestern University, nos Estados Unidos, analisou dados de 991 adultos de meia-idade e idosos, que participaram de uma pesquisa norte-americana em três datas: de 1995 a 1996, 2004 a 2006 e 2013 a 2014 — com um intervalo de nove anos entre os últimos dois períodos.
Como o estudo foi feito?
- A cada avaliação nos três períodos, os participantes deveriam relatar quais emoções positivas sentiram nos últimos 30 dias;
- Nas duas avaliações finais, eles também tinham que fazer testes de memória, como repetir as palavras logo após serem ditas e, novamente, 15 minutos depois;
- O estudo levou em conta a idade, sexo, educação, depressão, sentimentos negativos e extroversão.
Qual foi a conclusão do estudo?
De acordo com Haase, a conclusão é que, de fato, a memória diminui com a idade, entretanto, "os indivíduos com níveis mais altos de 'afeto positivo' tiveram um declínio de memória menos acentuado ao longo de quase uma década".
Por que este estudo é importante?
Segundo os pesquisadores, o resultado é importante porque contribui para o banco de pesquisas que mostram o papel das emoções positivas no envelhecimento.