Quando meu ouvido entope, o nariz também fica tampado; há uma relação?
Resumo da notícia
- Não, geralmente ocorre o contrário: o nariz entupido leva ao ouvido tampado
- Isso acontece porque a tuba auditiva, canal que liga o nariz aos ouvidos, fica bloqueada por algum motivo e o ar não consegue entrar no ouvido
- Isso é bastante comum em gripes e resfriados, voos de avião ou outras mudanças de altitude
- Mas se o problema não for passageiro, é importante buscar ajuda médica, pois podem ser outros problemas
Não, na verdade acontece o contrário: quando o nariz está entupido, geralmente o ouvido também fica tampado. Isso ocorre porque existe um canal, chamado de tuba auditiva, que comunica a parte posterior do nariz com os ouvidos, permitindo a entrada de ar e a saída das secreções que o ouvido produz. Essa ligação é importante para manter o equilíbrio de pressões nos ouvidos e garantir um bom funcionamento do órgão.
Quando existe algum bloqueio da tuba auditiva, o ar não consegue entrar no ouvido e ocorre uma variação de pressão no interior dele, o que causa a sensação de estar tampado. Isso é muito comum durante gripes, resfriados e rinite alérgica, voos de avião, ou outras mudanças de altitude. Mas quando o problema persiste, é obrigatória a avaliação com o médico otorrinolaringologista, pois podem existem outras causas mais graves e que podem levar a danos importantes nos ouvidos e na audição (e muitas vezes não estão ligadas ao nariz).
A começar pelo acumulo de cerume, que obstrui o canal auditivo, e também por conta da limpeza com hastes flexíveis de algodão, que empurram a cera mais para dentro, causando o entupimento dos ouvidos. Outra causa do problema é o desenvolvimento de um calo ósseo, que é o crescimento anormal no osso do canal auditivo. Chamado de exostose, o problema geralmente atinge pessoas que estão constantemente em contato com temperaturas mais baixas, ou águas geladas, como do mar, por exemplo.
O tratamento, claro, vai depender da causa do ouvido entupido. Mas pode variar entre o uso de descongestionantes orais por um a dois dias, para proporcionar um alívio em gripes e resfriados, medicamentos de uso tópico (diretamente no ouvido), lavagem nasal ou auditiva e até procedimentos cirúrgicos.
Mas para evitar que o problema aconteça, o primeiro passo é impedir ao máximo o entupimento do nariz. Portanto, seguir à risca o tratamento para gripes, resfriados e rinite alérgica. Também é de extrema importância nunca introduzir qualquer objeto nos canais auditivos. E isso inclui as hastes flexíveis de algodão. Os ouvidos têm uma espécie de sistema autolimpante, no qual a cera naturalmente vai sendo expulsa para fora das orelhas. Além disso, esqueça métodos caseiros para tentar desentupir nariz e ouvido. A melhor solução é sempre buscar ajuda médica.
Fontes: Edson Ibrahim Mitre, presidente da SBO (Sociedade Brasileira de Otologia); Édson Monteiro, otorrinolaringologista do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo; Giuliana Beduschi, médica residente em otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.