Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam máquina que promete curar ressaca três vezes mais rápido

Bebida alcoólica ressaca - iStock
Bebida alcoólica ressaca Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

13/11/2020 11h59

Todo mundo que já exagerou na bebedeira, em algum momento, tentou remédios e receitas caseiras para suavizar a ressaca que bate no dia seguinte, mas cientistas canadenses prometem ter desenvolvido uma solução mais eficaz: uma máquina capaz de acelerar o tempo natural de recuperação do organismo em até três vezes. O estudo completo foi registrado na revista científica Scientific Reports.

O aparelho, desenvolvido pelo instituto médico Toronto General Hospital Research, no Canadá, consiste em uma máscara de hiperventilação que também fornece dióxido de carbono. Tradicionalmente, o procedimento, que aumenta o nível respiratório de pacientes, resulta na diminuição da presença do composto no corpo, o que pode levar a desmaios. A ideia é fornecê-lo simultaneamente ao aumento de velocidade em que o usuário respira, acelerando a expulsão de álcool do corpo, mas sem causar maiores problemas.

Dr. Joseph Fisher demonstra o funcionamento de máquina "contra ressacas" - Divulgação/University Health Network - Divulgação/University Health Network
Dr. Joseph Fisher demonstra o funcionamento de máquina "contra ressacas"
Imagem: Divulgação/University Health Network

A máquina é adaptação de um equipamento desenvolvido para ajudar pessoas sofrendo de intoxicação por monóxido de carbono, que visava também salvar a vida de pacientes em coma alcoólico. Durante o desenvolvimento, entretanto, os cientistas se deram conta do potencial para aliviar, também, ressacas.

O aparelho foi testado em cinco homens, depois que cada um deles bebeu um copo grande de vodka, com todos eles apresentando um tempo de recuperação três vezes mais rápido que o normal.

A má notícia é o preço alto do equipamento, por enquanto: entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.