Estudo aponta que anticorpos da covid-19 caem mais rapidamente em homens
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Strasbourg, na França, indica que os níveis de anticorpos da covid-19 caem mais rapidamente em homens do que em mulheres. A pesquisa, que ainda não passou por arbitragem, pode ter influência no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus caso seus resultados sejam confirmados.
Os pesquisadores acompanharam por quase seis meses mais de 300 funcionários dos hospitais da Universidade de Strasbourg que tiveram resultado positivo para covid-19. Três testes foram realizados em um período de 172 dias e foi constatado que homens com mais de 50 anos ou com IMC maior que 25 foram os voluntários em que os níveis de anticorpos mais caíram de uma testagem para a outra.
Por outro lado, as amostras de sangue desses homens foram as que apresentaram o maior nível de anticorpos em um primeiro momento.
"Estamos mostrando que, embora os homens tenham uma resposta mais alta no início, sua queda nos níveis de anticorpos é muito mais rápida com o tempo, enquanto as mulheres parecem para ter níveis mais estáveis", explicou ao The Guardian Samira Fafi-Kremer, uma das autoras do estudo.
Para Olivier Schwartz, outro autor da pesquisa e chefe da unidade de imunidade e vírus do Instituto Pasteur, a rapidez da queda está diretamente relacionada ao nível que os anticorpos atingiram na fase mais aguda da carga viral.
"Se você tiver mais anticorpos, terá um declínio mais rápido, mas não sabemos exatamente por quê", explicou ele.
O estudo ainda não passou pela chamada "revisão-por-pares", ou seja, ainda não foi submetido a análise de outros cientistas, o que permitiria a utilização da pesquisa na prática médica e na publicação em um periódico científico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.