Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Perdi 36 kg quando deixei de me cobrar e de ser tão rigorosa com a dieta"

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Thamires Andrade

Colaboração para o VivaBem

19/11/2020 04h00

Ana Luiza Menezes, 24 anos, começou a fazer dieta para emagrecer ainda na adolescência e chegou a parar no hospital por seguir alguns planos restritivos demais. Após engordar 40 kg em um ano por conta do namoro e da gestação, ela resolveu mudar o estilo de vida de vez e conseguiu emagrecer quando parou de pegar pesado consigo mesma

"Eu era gordinha já na infância e fiquei obesa ao entrar na adolescência. Foi quando comecei a fazer várias loucuras para conseguir emagrecer. Tudo que aparecia na TV, revista ou internet, eu tentava. Isso se intensificou quando passei a sofrer bullying na escola. Fiz dietas tão malucas ao ponto de comer durante 15 dias um único tipo de alimento.

Por conta disso, minha saúde ficou muito comprometida, tive anemia e fui parar no hospital. Percebi que esse não era o caminho certo a seguir se eu quisesse emagrecer e passei a me informar melhor sobre o assunto. Entrei no muay thai, comecei a me alimentar melhor e durante toda a minha adolescência cheguei a perder quase 30 kg. Foi uma época em que eu fiquei bem comigo e com meu corpo.

Como Emagreci - Ana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Quando completei 19 anos, comecei a namorar e engordei 10 kg só de ficar saindo para comer... Mas nem cheguei a notar essa diferença no meu corpo. Engravidamos e fomos morar juntos, só comendo besteira todos os dias. Resultado? Engordei 30 kg na gravidez. Ou seja, em um ano foram praticamente 40 kg a mais.

Nos últimos meses de gestação, minha gravidez foi considerada de alto risco pela questão do peso. Apesar de ter engordado muito, eu tinha uma grande expectativa de conseguir eliminar tudo rapidamente depois, já que todos falavam que a amamentação ajudava a emagrecer. Mas em um mês meu leite secou e não consegui emagrecer nada. Não estava bem comigo mesma e nenhuma roupa me servia.

Como Emagreci - Ana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Eu já tinha emagrecido uma vez e agora sabia o que fazer. Então, fui à luta para perder esse peso todo. Entrei na academia 50 dias após o parto e decidi fazer uma reeducação alimentar. Estava odiando meu corpo, mas entendia que precisava lidar com isso e, em vez de buscar atalhos, ter paciência e não me cobrar demais para conseguir chegar ao meu objetivo.

Sempre tive muita compulsão alimentar porque era rigorosa demais comigo mesma. Pegava aquelas dietas online restritivas e achava que ia funcionar para mim. Aí, quando metia o pé na jaca e comia algo fora da dieta, vinha aquela sensação de culpa e chorava muito.

Como Emagreci - Ana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Dessa vez, mudei a alimentação aos poucos, procurando inicialmente seguir uma dieta mais saudável durante a semana. Adotei novos temperos para ter mais prazer com a comida e comecei a introduzir mais legumes e frutas na minha alimentação. Tudo isso, sempre tendo em mente que precisava comer o que era prazeroso para mim. Não adiantava ter no cardápio coisas que eu não gostava. Nunca curti muito comer legumes, mas eu pegava a abobrinha, por exemplo, e fazia várias receitas diferentes até encontrar uma que eu realmente gostasse.

Entendo que a reeducação só funcionou dessa vez porque parei de pegar pesado com os meus deslizes. Resolvi não fazer nada rigoroso, tipo cortar totalmente o carboidrato, pois sabia que se fizesse isso ia emagrecer e depois ter uma crise de compulsão alimentar e ganhar tudo novamente.

Foquei em seguir uma alimentação que desse resultado e fosse possível de manter para vida inteira

Como emagreci - Ana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Também não era fã de academia, mas comecei a treinar todo dia porque era do lado da minha casa. Fazia 30 minutos de aeróbico e depois musculação, que era o que eu conseguia encaixar de exercício na rotina com um filho pequeno. E, como meu professor explicou, fortalecer os músculos foi importante para eu conseguir emagrecer sem ficar com flacidez.

Após seis meses com essa rotina de boa alimentação e exercícios, já tinha eliminado 30 kg. Depois, perdi mais 6 kg e já faz três anos que mudei de vida e mantenho o peso. Na época, comecei a postar minha trajetória no meu Instagram. Estudava moda e fui procurada por algumas empresas para trabalhar como digital influencer. Então, vi que podia inspirar muita gente a emagrecer e resolvi entrar na faculdade de nutrição para poder ajudar ainda mais as pessoas.

Como Emagreci - Ana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Em parceria com um profissional de educação física e uma psicóloga, lancei alguns desafios para meus seguidores. Pelo que vive, acredito que um dos grandes problemas da obesidade é a nossa mente, e encarar desafios pode motivar as pessoas a não perderem o foco e desistirem da mudança de hábitos. Hoje, sou muito feliz de poder ajudar outras mulheres.

Como sempre gostei de moda, esse ano também abri minha loja online de roupa fitness. Ou seja, a mudança no estilo de vida impactou todas as áreas da minha vida.

Quer emagrecer? Receba em seu email um plano gratuito com treino e dieta

Você quer mudar hábitos, começar a praticar exercícios, ter uma alimentação mais saudável e emagrecer? O VivaBem preparou uma série de newsletters com um programa de treino e uma dieta para perder peso (neste link tem a caixa para você se cadastrar para recebê-las). Ao assinar a newsletter do #ProjetoVivaBem, você vai receber em seu email, ao longo de 12 semanas, um plano completo e gratuito com exercícios, cardápios e dicas para mudar o estilo de vida, que ajudarão a alcançar o objetivo de eliminar gordura corporal, ganhar músculos e, principalmente, adotar hábitos mais saudáveis. Siga nosso programa e compartilhe seu novo dia a dia mais saudável e seus resultados nas redes sociais com a #ProjetoVivabem.