Deixar cartela de anticoncepcional no carro pode fazer ele perder efeito?
Resumo da notícia
- Qualquer tipo de medicamento não pode ser deixado dentro do carro
- Mudanças de temperatura, umidade do ar, oxigênio e presença de luz podem alterar a efetividade do produto
- É importante deixar o medicamento dentro da embalagem original e em um local que não sofra essas alterações, e longe do alcance de crianças
- As caixinhas de plástico são recomendadas para usar o medicamento no mesmo dia ou em caso de emergências, como uma viagem, por exemplo
Sim. Tanto a cartela de anticoncepcional quanto qualquer outro medicamento não pode ser deixado no carro, porque isso pode alterar a efetividade do produto e a redução da sua segurança para quem está tomando. Temperaturas elevadas podem degradar a substância ativa e outros componentes da formulação do medicamento, e o resultado pode não ser o esperado.
É bom ter em mente que as condições de armazenamento são importantes para manter a estabilidade do remédio. Temperatura e umidade elevadas, além do oxigênio, presença de luz são pontos que poderão alterar significativamente a integridade do produto. Por isso a necessidade de deixá-lo dentro da embalagem original e em ambientes sem as variações citadas.
Aliás, até banheiros e cozinhas (quando próximo de fogão, sobre a geladeira ou micro-ondas) não são bons locais para deixar remédios, já que o produto pode sofrer variações de umidade e calor. Armazenar na bolsa ou mochila de uso diário também não é indicado. Nestes locais, além das mudanças de temperatura, os medicamentos também podem causar acidentes, caso fiquem ao alcance de crianças e animais. Por isso, o ideal é colocar os produtos em um local específico, dentro de um armário, em uma parte em que os pequenos não consigam mexer.
E sabe aquela famosa caixinha de plástico com divisórias de dias da semana para você deixar os medicamentos? Então, só é recomendada para uso no mesmo dia, ou em situações de emergência (uma viagem, por exemplo). A embalagem original do medicamento tem o chamado dessecante, que serve para retirar a umidade do interior do produto. Portanto, ao deixar o remédio fora desse pacote, aumenta-se —e muito — a chance de sofrer alterações por conta da umidade relativa do ar. Sem esquecer que estas caixinhas de plástico podem causar confusão entre produtos.
Então, agora já sabe: seja qual for o medicamento que você estiver tomando, evite deixá-lo fora da própria embalagem e mantenha-o sempre em um local sem alteração de temperatura e umidade.
Fontes: Gerson Antônio Pianetti, professor da Faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Heloisa Olivan, farmacêutica e bioquímica especialista em desenvolvimento nutracêuticos e cosméticos; Maria Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da FCF-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo).
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.