Xuxa passou mais de 2 anos sem transar; ficar sem sexo faz mal à saúde?
A apresentadora Xuxa Meneghel disse que sempre foi muito bem resolvida com assuntos relacionados ao sexo. Mas em entrevista ao colunista Leo Dias na segunda-feira (14), ela revelou que ficou dois anos e meio sem sexo após a morte do ex-namorado Ayrton Senna, em 1994. "Fiquei até sem dar beijo na boca de ninguém. Nada aconteceu", disse.
Mas essa falta de sexo que a apresentadora citou pode fazer mal à saúde? De uma forma geral, a resposta é sim. Entretanto, a parte física do nosso corpo não é tão afetada.
Em primeiro lugar, o que acontece é um certo desajuste em termos de excitação. Isso significa que, dependendo de cada pessoa, pode ocorrer uma alteração na sensibilidade dos órgãos genitais e na lubrificação nas primeiras transas —nada que uma atenção especial às preliminares, principalmente nas mulheres, não resolva.
A ausência de sexo também não causa qualquer alteração nos órgãos sexuais em si. Tanto os órgãos masculinos como os femininos se mantêm funcionando normalmente e ficam no aguardo de uma próxima interação. Deixar de transar não vai dificultar ter orgasmos, por exemplo.
Mas se o físico não é tão afetado, o mesmo não se pode dizer da parte psicológica, especialmente em pessoas que estão em idade reprodutiva. Aqui, a tendência é que alguns sintomas, principalmente os causados pela pandemia, como estresse e a ansiedade, sejam intensificados.
Nesse ponto, o sexo tem uma função relaxante e antidepressiva, já que hormônios e neurotransmissores liberados durante o ato em si e o orgasmo ajudam a controlar esses e outros sintomas ligados à depressão.
O mesmo vale para a agressividade, já que muitas pessoas usam o ato sexual para descarregar a sua energia agressiva. Sem isso, as pessoas podem ficar agressivas em suas relações interpessoais ou adotar atitudes destrutivas.
E não é só a vida pessoal que é afetada quando você passa um período de seca. Sem sexo, é bem provável que você renda menos no trabalho. Isso porque transar estimula a formação de neurônios e também ajuda a regular o sono.
Caso fique muito difícil aguentar tanto tempo sem transar, uma alternativa pode ser fazer exercícios físicos em casa até atividades como a meditação e também a masturbação, o que ajuda a produzir neurotransmissores que causam bem-estar.
*Com informações de reportagens publicadas em 07/02/2019 e 06/07/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.