Jornal dos EUA diz que CoronaVac demonstra eficácia em teste no Brasil
A CoronaVac, vacina desenvolvida em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, contra a covid-19, demonstrou ter eficácia no teste de fase 3, realizado no Brasil, conforme afirmou hoje o Wall Street Journal, periódico norte-americano.
Entretanto, o Butantan não confirma a informação e diz que só comunicará os resultados em 23 de dezembro. A entidade ainda ressalta que qualquer notícia a respeito, antes dessa data, é mera especulação.
"O Butantan mantém seu firme compromisso com a ciência, respaldado por 120 anos de serviços em favor da vida. Reiteramos que toda a imprensa será devidamente informada a respeito da taxa de eficácia da vacina, com base em dados reais", ratifica o instituto.
O Brasil foi o primeiro país a encerrar a fase final do ensaio clínico do imunizante. Depois de adiar por duas vezes o anúncio do resultado da eficácia da vacina, o Butantan prometeu mostrar o grau de eficácia nesta quarta-feira (23). Ainda dará entrada com pedido de registro da CoronaVac simultaneamente no Brasil e na China.
"O anúncio será feito no dia 23, em um horário compatível com as duas cronologias. Na China, o órgão regulatório receberá dados ao mesmo tempo em que a nossa Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também receberá esses dados. E órgão regulatório chinês poderá rapidamente dar o registro dessa vacina", elucida Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.
O órgão, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, também pedirá a autorização para uso emergencial da vacina à Anvisa. Para ser aplicada, é necessário aprovação e registro da agência. O começo da imunização foi marcado pelo executivo estadual para 25 de janeiro, mesmo sem autorização federal.
Quatro imunizantes estão em teste no Brasil (CoronaVac, Pfizer/BioNTech, Janssen e Oxford/AstraZeneca), mas nenhum deles ainda foi aprovado pela Anvisa.
(Com Reuters)*
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.