Pfizer começa a vacinar voluntários que tomaram placebo em teste clínico
A Pfizer anunciou hoje que vai começar a imunizar 1.400 voluntários brasileiros que tomaram placebo durante a fase 3 do estudo clínico da vacina contra a covid-19. Em novembro, a Pfizer divulgou que o imunizante tem 95% de eficácia na prevenção da doença.
Segundo a empresa, os voluntários receberão gratuitamente as duas doses da vacina, que ainda não está disponível no Brasil. A farmacêutica Pfizer negocia a venda de vacinas com o Brasil desde junho do ano passado, mas o governo pede condições especiais para a compra.
"O procedimento está de acordo com as tratativas definidas juntos aos órgãos brasileiros Anvisa e Conep, e faz parte do termo de consentimento assinado pelos participantes no início da pesquisa", informou a Pfizer.
Para receber a vacina, os voluntários devem entrar em contato com os centros onde participaram dos testes. No Brasil, o estudo foi conduzido em Salvador e em São Paulo.
Entre julho e novembro de 2020, cerca de 2.900 brasileiros participaram do estudo clínico da vacina, desenvolvida em parceria com a BioNTech. Em todo o mundo, a terceira fase da vacina Pfizer/ BioNTech envolveu cerca de 44 mil voluntários, mas só metade recebeu vacina. A outra metade recebeu uma injeção de placebo, como é padrão nessa etapa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.