Apps e relógios esportivos aumentam frequência de treinos, diz estudo
A atividade física é essencial para a prevenção e tratamento de várias doenças crônicas. Independentemente da intensidade, acrescentar mais movimento ao dia a dia reduz o risco de morte prematura e contribui para o bem-estar físico e mental. No entanto, mais de um quarto dos adultos em todo o mundo não são suficientemente ativos, de acordo com uma pesquisa no The Lancet, e o sedentarismo representa uma das principais causa de morte em todo o mundo.
Para aumentar a frequência de treinos na rotina, aplicativos que rastreiam seu condicionamento físico ou oferecem treinos prontos, assim como os smartwatchs, relógios inteligentes usados para acompanhar dados de atividades físicas, podem ajudar, de acordo com uma nova pesquisa.
Essas tecnologias têm um efeito positivo pequeno a moderado, acrescentando até 1.850 passos no dia das pessoas, segundo a meta-análise (técnica estatística especialmente desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes) de ensaios clínicos randomizados publicada no British Journal of Sports Medicine.
A revisão é a primeira a focar em adultos saudáveis usando tecnologia moderna, disseram os autores.
Como o estudo foi feito
- A análise incluiu 28 estudos que envolveram 7454 participantes com idades entre 18 e 65 anos sem condições crônicas de saúde, 28% dos quais eram mulheres.
- Os estudos foram publicados entre janeiro de 2007 e janeiro de 2020 e testaram intervenções que duraram em média 13 semanas.
- A maioria das intervenções utilizou um relógio esportivo com ou sem aplicativo.
Aplicativos e aparelhos com recursos que permitem a personalização dos treinos foram significativamente mais eficazes do que aqueles sem esses elementos.
"Dado o amplo e crescente alcance dos smartphones, mesmo melhorias modestas na atividade física podem produzir grandes efeitos no nível da população", escreveram os autores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.