Vacina da Pfizer pode ser armazenada em refrigerador a -25ºC por 2 semanas
A farmacêutica Pfizer e BioNTech submeteram hoje novos dados de sua vacina contra a covid-19 ao FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos), órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos. Segundo as informações, o imunizante pode ser armazenado em freezers e refrigeradores farmacêuticos em temperaturas de -25ºC a -15ºC por até duas semanas.
Até então, os dados indicavam que a vacina da Pfizer/BioNTech precisava ser armazenada em ultrafreezers de -80ºC a -60ºC. Uma autorização do FDA permitiria que frascos da vacina fossem armazenados em temperaturas inferiores como alternativa —com a flexibilização, a vacina da Pfizer poderia driblar problemas de infraestrutura em países como o Brasil.
"Temos realizado continuamente estudos de estabilidade para tornar a vacina o mais acessível possível para profissionais de saúde e pessoas em todo o mundo", disse Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer. "Se aprovada, esta nova opção de armazenamento ofereceria às farmácias e centros de vacinação maior flexibilidade na forma como administram o fornecimento da vacina".
A submissão ao FDA inclui dados de estabilidade gerados em lotes da vacina fabricados nos últimos nove meses, incluindo os lotes que forneceram os primeiros testes clínicos até os lotes atualmente em produção, diz a Pfizer.
Um estudo publicado hoje na revista científica The Lancet demonstrou que a primeira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNtech é 85% eficaz duas a quatro semanas após sua administração. A eficácia do imunizante chega a 95% quando aplicada em duas doses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.