Falta de banho no BBB 21 vira piada, mas precisa tomar todo dia mesmo?
Tomar banho não tem sido a prioridade de alguns participantes do BBB 21. Isso é o que mostra uma lista com a contagem de todas as vezes que cada um entrou debaixo do chuveiro, postada na segunda-feira (8) no Twitter.
De acordo com o post, Viih Tube é a grande campeã e tomou banho apenas 22 vezes em mais de 40 dias. Ela já passou até quatro dias sem banho, inclusive quando estava sendo "castigada" com o monstro.
A própria conta também afirma que houve alguns banhos na madrugada que não foram contabilizados, mas diz que foram poucos. E mesmo não sendo 100% confiável, o post viralizou e até Felipe Neto comentou que se fica mais de 20 horas sem banho, começa a feder.
Mas afinal, é preciso tomar banho todos os dias, principalmente quando estamos só em casa?
Há muitas variáveis que influenciam na necessidade do banho, o que inclui o tipo de atividade diária da pessoa, o tipo de pele, o local onde ela mora e se o corpo dela produz mais ou menos suor.
No entanto, ficar um longo período sem banho, especialmente em épocas quentes, favorece a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas, como axilas, virilhas e pés, gerando um odor desagradável.
E vale lembrar que, além de eliminar o mau cheiro e a sujeira do corpo, o banho também tem a função de controlar a oleosidade da pele, retirar células mortas e ajudar a regular a presença de micro-organismos na nossa pele. Além disso, evitar o uso excessivo de sabonetes, passar longe de buchas e caprichar no hidratante após o banho são dicas que ajudam a manter a pele em ótimo estado.
Mas, se você não é fã de banho todos os dias e o "cheirinho" estiver "ok", vale ter o cuidado de lavar bem as mãos e o rosto. Essa simples atitude já reduz o risco de infecções e doenças como diarreia, conjuntivite, gripe, entre outras.
E faz bem para a mente!
O banho é capaz de nos deixar mais calmos, principalmente em dias de tensão ou ansiedade. Do ponto de vista físico, a água quente provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo da circulação e do oxigênio que vai para os músculos. Com isso, as tensões musculares melhoram e, consequentemente, ocorre a sensação de relaxamento.
*Vanessa Karam, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta que o banho pode ser visto como uma "estratégia de enfrentamento focada na emoção", trazendo alívio imediato e regulando o estado emocional. Mas só ele, obviamente, não irá resolver os problemas. "É só com uma estratégia de enfrentamento focada no problema, e não nas emoções, que teremos a resolução dessa causa", explica.
*Com informações do Sem Frescura publicado em 04/05/2020 e das reportagens publicadas em 15/02/2020 e 10/12/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.