Viih Tube, do BBB 21, ficou uma semana sem lavar o cabelo; isso faz mal?
Logo após Viih Tube, do BBB 21, contar hoje (10) que não lavava o cabelo há uma semana, a influencer resolveu ir pro banho e dar um trato nas madeixas.
"Hoje faz uma semana que eu não lavo o cabelo. E falo isso sem vergonha. Se o público contar os dias, eles vão ver. É a cara do 'meu público' fazer isso", disse a youtuber. Após algumas horas de banho de sol e piscina, Viih Tube finalmente cruzou os limites do chuveiro do quarto colorido e tomou banho botando fim ao jejum de uma semana sem higienizar os cabelos.
A falta de banho no BBB já virou motivo de piada nas redes sociais. Viih Tube, inclusive, é a campeã de um ranking feito no Twitter: a participante tomou apenas 22 banhos em mais de 40 dias de programa.
Mas ficar tanto tempo sem lavar o cabelo pode fazer mal? Assim como acontece com a pele, as características dos cabelos variam muito de pessoa para pessoa, além da região em que ela vive e, claro, do bom senso. Ou seja, não existe uma fórmula mágica: a frequência ideal para a lavagem do meu cabelo pode ser bem diferente do que é melhor para o seu.
Pessoas com o cabelo mais seco, por exemplo, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque não têm uma produção de sebo tão exuberante. Há quem fique uma semana sem lavar, como Viih Tube, e não apresentar nenhum problema com isso. No entanto, segundo dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo. Isso porque o couro cabeludo produz sebo continuamente.
A falta do enxágue gera excesso de oleosidade e acúmulo de sebo que pode virar uma dermatite seborreica. Em casos mais dramáticos, fungos podem causar placas de seborreia e até doenças.
Se você lava o cabelo todos os dias, siga essas dicas importantes:
- Evite usar água muito quente ou xampus muito agressivos, que podem irritar o couro cabeludo;
- Caso tenha a presença de dermatite seborreica e caspa, isso pode indicar excesso de oleosidade na região. Se esse for o seu caso, é bom aumentar a frequência de lavagens e evitar ficar com o cabelo molhado por muito tempo depois de lavar;
- Tomar sol por alguns minutos todos os dias tende a ajudar pessoas com esse quadro, uma vez que os raios ultravioletas são aliados no combate a essas inflamações;
- Procure ajuda profissional caso os problemas persistam, mesmo lavando os cabelos frequentemente e com produtos adequados.
Conheça o seu tipo de cabelo
O melhor a se fazer é, primeiramente, determinar qual é o seu tipo de cabelo. Uma vez que você sabe qual é, é só seguir a lógica: quanto mais oleoso ele for, mais frequentemente precisa ser lavado. Dependendo do nível de oleosidade, a recomendação é que a lavagem seja diária. Inclusive, em lugares mais úmidos, as pessoas podem lavar o cabelo todo dia. Quem tem cabelo oleoso e fino também deve lavar diariamente.
Isso não vai fazer mal, não existe o risco de apodrecer a raiz do cabelo. Ficar com o cabelo molhado por algum tempo não traz esse risco e nem cria fungos. Mas uma má higiene, associada a fatores como estresse e sudorese, pode levar à criação de fungos não só para quem tem cabelo comprido.
A história de que lavar o cabelo todos os dias vai deixá-lo mais oleoso também não é verdade. Pessoas com um couro cabeludo que produz mais sebo podem (e devem) lavar todos os dias. O que piora a oleosidade, na verdade, são alguns hábitos da própria lavagem, como usar o xampu adequado ao tipo de fios.
Cuidado com a água quente
Deve-se lavar o couro cabeludo para retirar, principalmente, o resíduo gorduroso. A água deve estar na temperatura mais baixa possível. Isso porque a água muito quente resseca o couro cabeludo.
Depois, aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos e, com o couro cabeludo já úmido, espalhe, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Em seguida, enxágue bem, sem deixar resíduos. Se desejar, aplique o condicionador, que sela as cutículas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios".
*Com informações de reportagens publicadas nos dias 31/05/2017, 11/12/2018 e 22/06/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.