Cientistas brasileiros descobrem nova variante do coronavírus
Cientistas brasileiros identificaram uma possível nova variante do coronavírus, após realizarem estudo com o sequenciamento genético do Sars-CoV2.
A nova cepa possui mutação E484K, na proteína S, associada ao escape imunológico e, portanto, pode ter implicações para planejamento de novas estratégias para o controle da covid-19.
Segundo o estudo, que ainda precisa revisado por pares, as amostras coletadas foram de pessoas com resultados positivo para covid-19 entre 1 de dezembro de 2020 e 15 de fevereiro. As pessoas tinham faixa etária que variam entre 11 e 90 anos de idade, sendo 92 homens e 93 mulheres.
Os resultados permitiram a inferência das datas de origem de P.1 (linhagem de Manaus) e identificar que a linhagem do Rio de Janeiro, P.2, descrita no final de 2020 apresenta diversificação à medida que se espalha pelo país. Além disso foi possível reconstruir as rotas de transmissão interestaduais dessas duas linhagens.
Os resultados foram submetidos para periódico científico internacional e assinados por 22 pesquisadores. O estudo foi coordenado pelo LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), UFRN, UFPB, UESC e UERJ.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.