Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Arthur reclama de pum de Viih Tube; saiba como aliviar o excesso de gases

Reprodução/ Globoplay
Imagem: Reprodução/ Globoplay

De VivaBem, em São Paulo*

14/03/2021 10h16

Na manhã de hoje (14), Arthur e Projota conversavam enquanto se preparavam para dormir após a festa que começou ontem à noite no "BBB 21" e o crossfiteiro aproveitou para comentar sobre as flatulências de Viih Tube.

A youtuber havia causado comoção minutos mais cedo depois de soltar um pum. "É porque você não sentiu o cheiro do peido da Vitória. Não tem como aquilo ter saído daquela menina, não", disse o preparador físico. "São dias com problemas intestinais. O pessoal teve que apertar desodorante dentro do quarto pra conseguir ficar lá. Muito sinistro".

A participante já havia comentado há alguns dias que tomou quatro laxantes na tentativa de ir ao banheiro, ela vem sofrendo com intestino preso. Vale ressaltar que a prisão de ventre e a constipação podem aumentar os puns.

É normal soltar pum...

Eliminar gases durante o dia é normal. O ato de soltar um pum é resultado de reações químicas promovida pelas bactérias que vivem na flora intestinal com os alimentos que ingerimos. Isso também tem relação com a composição de certas comidas que possuem a fama de causar flatulências, como repolho, feijão e ovo. Além disso, o ato de "engolir" ar contribui para o aumento de gases que expelimos ao longo do dia.

A explicação para o odor ruim característico dos puns está nos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, que intensificam a quantidade de ácidos graxos, no tipo de flora bacteriana e também na produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino. Já sua intensificação pode ocorrer por causa da presença do sulfeto de hidrogênio.

A festa do reality show na noite de ontem teve um cardápio à base de fast-food, com hambúrguer, refrigerante e batata-frita, o que pode ter contribuído para o cheiro aparentemente ruim dos gases da influencer.

Dá para aliviar com medidas simples

Mas dá para aliviar o excesso de gases? "Normalmente a reorganização da alimentação já minimiza bastante as queixas. Existem medicamentos de venda livre, como a simeticona, que ajudam na eliminação de gases, mas não temos remédios que sejam usados para reduzir a produção. Caso os sintomas persistam, pode ser necessária a avaliação médica", explica Rodrigo Lima, mestre em saúde da família e diretor da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade).

Veja abaixo algumas dicas simples e caseiras que podem ajudar:

  • Beba água: ela ajuda no funcionamento intestinal
  • Coma devagar e, de preferência, sem falar, para evitar engolir ar
  • Massagem na barriga ajuda a eliminar os gases também em adultos
  • Pratique atividade física já que ela estimula o peristaltismo (movimento intestinal), e assim facilita na eliminação de gases
  • Evitar as gomas de mascar
  • Coma gengibre: além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ele também estimula o esvaziamento gástrico, auxiliando na digestão e em inchaços no trato digestivo superior
  • Deixa as leguminosas de molho para eliminar os fitatos, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo

Vale um lembrete: os cuidados citados acima são paliativos. Se os incômodos persistirem, vá ao médico.

*Com informações de reportagens dos dias 15/05/2020 e 26/11/2020.