Topo

Covid: Paraná confirma primeiro caso da variante indiana no estado

Variante indiana do novo coronavírus no Paraná foi detectada em uma idosa de 71 anos - Divulgaçao/Governo do Paraná
Variante indiana do novo coronavírus no Paraná foi detectada em uma idosa de 71 anos Imagem: Divulgaçao/Governo do Paraná

Colaboração para o UOL

02/06/2021 19h31Atualizada em 02/06/2021 19h34

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou hoje o primeiro caso de infecção pela variante indiana do novo coronavírus, chamada de B.1.617, no estado. A paciente é uma idosa de 71 anos com comorbidades, moradora de Apucarana, no centro-norte paranaense.

De acordo com a secretaria, a mulher apresentou sintomas da covid-19 no dia 19 de abril, após ter contato com pessoas com a doença e fez exame RT-PCR para detectar o novo coronavírus no dia 26. Ela chegou a ficar internada em um hospital, mas teve alta logo em seguida.

A idosa morava com o marido de 74 anos e o filho de 58. Os três foram diagnosticados com a covid-19, com o mais jovem falecendo no dia 17 de maio. A confirmação da variante indiana foi feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

"A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal realiza acompanhamento dos familiares e contatos próximos e abriu investigação epidemiológica sobre o caso", informou a secretaria, em nota.

Além do caso confirmado, o Paraná investiga outro caso suspeito de infecção pela variante indiana. Trata-se de um homem de 38 anos de Cascavel, no oeste do estado. A amostra coletada nele foi enviada à Fiocruz, que também fará o sequenciamento genômico do material.