Topo

Falta de CoronaVac e Pfizer leva quatro cidades do RJ a suspender vacinação

Falta de vacinas da CoronaVac leva quatro cidades do RJ a suspender aplicação da 2ª dose - Amanda Perobelli/Reuters
Falta de vacinas da CoronaVac leva quatro cidades do RJ a suspender aplicação da 2ª dose Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2021 11h42

Ao menos quatro cidades da Baixada Fluminense voltaram a suspender a segunda dose da CoronaVac devido a falta de imunizantes. São elas: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Nilópolis.

Em Nova Iguaçu, o desabastecimento afeta também a primeira dose da Pfizer. A prefeitura avaliou o problema como momentâneo e disse que a "Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de nova remessa do Governo Federal".

Entre hoje e quarta-feira (9), o município vacinará pessoas com 57 anos, profissionais de saúde com 22 anos ou mais e cuidadores com a primeira dose da AstraZeneca/Oxford. "Segunda dose continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno", informou a prefeitura através de nota.

Duque de Caxias enfrenta o mesmo problema. A cidade não dispõe mais de segunda dose da CoronaVac nem do imunizante da Pfizer. Segundo a prefeitura, as vacinas dos dois laboratórios acabaram. A vacinação acontece na cidade para pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até o dia 30 de março. Para esses grupos a vacina está disponível em quatro pontos da cidade nos esquemas para pedestres e drive thru.

Em Nilópolis, a prefeitura informou que também não dispõe mais de imunizantes da CoronaVac e que a Pfizer está sendo aplicada apenas em grávidas e puérperas. A vacinação com AstraZeneca acontece hoje para mulheres com 59 anos na cidade. Em Japeri também é mais possível tomar a segunda dose da CoronaVac.

Na sexta-feira (5), a prefeitura de Maricá, na região metropolitana do Rio, orientou os moradores que precisam da segunda dose da CoronaVac a agendar a aplicação na unidade de saúde mais próxima de casa. "Quem tomou a primeira dose AstraZeneca está mantido o agendamento feito por ocasião da primeira dose da vacina", informou a prefeitura.

Procurada, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) , responsável pela distribuição dos imunizantes, informou que realiza hoje a entrega de 247.790 doses de vacinas contra a covid-19 para 92 municípios do estado.

"O lote dessa semana conta com 192.800 doses de Oxford/AstraZeneca e 54.990 doses de Pfizer para primeira aplicação". Ainda de acordo com a pasta, nesta etapa, a vacina da Pfizer será disponibilizada para 47 municípios que ainda não haviam sido contemplados anteriormente. "Os demais municípios receberão a Oxford/AstraZeneca para aplicação da primeira dose", informou a SES.