Ela secou 52 kg depois de cair com bebê: "Corpo não aguentava próprio peso"
Após duas gestações, Fernanda Maciel, 36, perdeu o controle da balança e chegou a 130 kg. O excesso de peso começou a gerar problemas na coluna e de mobilidade. Um dia, a cearense perdeu o equilíbrio e levou um tombo na escada com o filho no colo. Ali, percebeu que precisava emagrecer para ter mais saúde, disposição e ver as crianças crescendo. A seguir, ela conta como conseguiu:
"Perdi o controle do meu peso quando engravidei pela primeira vez. Ganhei 30 kg, que depois não consegui eliminar totalmente. Até emagreci um pouquinho para ter a segunda gestação, mas novamente engordei bastante.
Não era regrada com a comida nem conseguia fazer exercícios. Trabalhava muito e ainda tinha que cuidar de duas crianças. Após as gestações, continuei acumulando peso e, quando me dei conta, já estava obesa, pesando 130 kg (tenho 1,68 m).
Um dia, quando meu caçula estava com 6 meses, levei um susto muito grande. Fui subir uma escada com ele no colo e perdi o equilíbrio, nós dois sofremos uma queda. Senti uma dor enorme na coluna, tive muita dificuldade para levantar, fiquei nervosa e preocupada com o bebê (ele não se machucou).
Isso serviu de alerta: percebi que para cuidar das crianças precisava estar bem fisicamente. Queria ver meus filhos crescendo e precisava olhar mais para a saúde.
Procurei um médico e ele foi taxativo. Eu precisava emagrecer para não sofrer com doenças como diabetes e pressão alta, me livrar dos problemas na coluna, ter disposição e boa mobilidade. Por causa do excesso de peso, estava com o nervo ciático inflamado. Com tantos quilos extras, meu corpo não aguentava mais o próprio peso.
Além da questão física, minha autoestima era baixa e tenho que admitir que não me sentia feliz. Cheguei a cortar as fotos que mostravam que eu estava totalmente descontrolada com o meu peso. Precisava mudar por mim e pelos meus filhos.
Pesquisei sobre algumas dietas e descobri a Whole 30, que tem como princípio cortar por 30 dias açúcar, álcool e alimentos industrializados. Vi que a dieta era muito criticada, especialmente por ser bastante restritiva, mas resolvi experimentar fazendo algumas adaptações.
Todo mundo sabe, por exemplo, que o excesso de açúcar faz mal à saúde e limitar seu consumo é importante para quem quer emagrecer. Mas na Whole 30 não precisei eliminar todo o carboidrato do cardápio, eu comia fontes naturais do nutriente, como batata-doce. Meu prato era rico em legumes (brócolis, abobrinha, vagem, cenoura, couve etc.) e em proteínas (carne, ovo, frango, peixe).
Após os 30 dias, segui com essa alimentação saudável. Aos poucos, fui descobrindo algumas coisas sobre o meu próprio organismo. Eu não sabia, por exemplo, que era intolerante ao glúten. Quando tirei a farinha de trigo da minha alimentação, meu intestino passou a funcionar bem melhor.
Aprendi algumas receitas e passei a substituir a farinha de trigo pela de amêndoas e de castanhas. Fiz algumas experiências com bolos, pães e fui me apaixonando pela culinária. Também comecei a pesquisar mais sobre os alimentos, os benefícios que cada um trazia para o corpo. Estudava direito e decidi largar o curso para fazer faculdade de gastronomia —que ainda estou cursando e hoje vejo que acertei na escolha.
Além da mudança na alimentação, comecei a fazer exercícios. Entrei em uma academia e caprichava na musculação.
Procurava treinar o maior número de dias possível, mesmo trabalhando muito e com duas crianças pequenas precisando da minha atenção. Depois, comecei a fazer CrossFit. Senti que a modalidade ajudou muito a acelerar o processo de emagrecimento [veja pontos fortes do CrossFit que ajudam a ter bons resultados no treino].
Com a mudança de hábitos, consegui eliminar 52 kg em um ano. Eu me tornei outra pessoa, muito mais disposta. Hoje, procuro manter a alimentação equilibrada e sempre fazer exercícios. Mesmo quando as academias fecharam, por conta da pandemia, busquei formas de continuar ativa, como dançar em casa com meus filhos.
Como já contei, o processo de emagrecimento ainda me abriu portas para um novo rumo profissional. Eu me tornei empreendedora de uma casa de comidas naturais, a Delícias Maciel RJ. Além do cardápio saudável, vendo também alguns produtos para quem está de dieta."
Quer emagrecer? Receba um plano gratuito com treino e dieta em seu email
Você quer mudar hábitos, começar a praticar exercícios, ter uma alimentação mais saudável e emagrecer? O VivaBem preparou uma série de newsletters com um programa de treino e uma dieta para perder peso (neste link tem a caixa para você se cadastrar para recebê-las). Ao assinar a newsletter do #ProjetoVivaBem, você vai receber em seu email, ao longo de 12 semanas, um plano completo e gratuito com exercícios, cardápios e dicas para mudar o estilo de vida, que ajudarão a alcançar o objetivo de eliminar gordura corporal, ganhar músculos e, principalmente, adotar hábitos mais saudáveis. Siga nosso programa e compartilhe seu novo dia a dia mais saudável e seus resultados nas redes sociais com a #ProjetoVivabem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.