Anvisa deve aprovar extensão de validade de 3 mi de doses da Janssen
O gerente-geral de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gustavo Mendes, disse que a agência "vê com otimismo" a extensão do prazo de validade de 3 milhões de doses da vacina Janssen, que chegam amanhã ao Brasil com vencimento para o dia 27 de junho.
"[A Anvisa] vê com otimismo a extensão. Ter a aprovação do FDA [agência regulatória dos EUA] ajuda a gente a poupar muitos esforços, claro, vamos considerar as questões específicas do nosso país, mas ter o racional [da FDA] é bastante significativo", afirmou Mendes em entrevista para a rádio CBN.
Ele explica que o "racional" são estudos de estabilidade que mostram se a vacina mantém sua integridade quando armazenada em certas condições por um determinado período. A proposta da Johnson&Johnson, empresa que desenvolveu a Janssen, é ampliar a validade do lote de vacinas por até 4 meses e meio.
"Sabemos que a vacina é um produto muito sensível, qualquer flutuação de temperatura ou malcuidado pode afetá-la", afirmou o gerente da Anvisa. O estudo deve verificar se a vacina mantém sua potência após 4 meses e meio e se a pureza segue em nível adequado.
Em casos comuns, a análise da Anvisa demoraria cerca de 15 dias, "mas tendo em vista a prioridade da situação e urgência do caso, recebemos [o pedido da Johnson&Johnson] na sexta-feira e começamos a análise imediatamente. Nossa expectativa é de que ao longo dessa semana, a gente consiga uma posição".
O FDA aprovou a ampliação de validade da Janssen, vacina de dose única, até 8 de agosto. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após aval da Anvisa, a pasta deve entregar o imunizante apenas para as capitais. "Assim teríamos mais agilidade de aplicar doses na população brasileira".
No entanto, conforme apuração do UOL, o estado de São Paulo vai distribuir a cota da Janssen a todos os seus municípios e já iniciou um treinamento para repassar as orientações a todas as cidades.
A vacina da Janssen recebeu autorização de uso no país pela Anvisa no dia 31 de janeiro e foi comprada pelo Ministério da Saúde no mês de março. Antes da antecipação para o junho, o envio das vacinas estava previsto inicialmente para o último trimestre deste ano, a partir do mês de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.