Vecina sugere modelo de agendamento para vacinar população por faixa etária
O ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto disse hoje, em participação ao UOL News, que um modelo de agendamento seria o ideal para organizar a vacinação da população por faixa etária.
Grandes centros urbanos do Brasil já iniciaram a imunização de grupos que devem levar um maior número de pessoas aos postos de vacinação. São Paulo, por exemplo, adotou o escalonamento para dividir a faixa dos 50 a 59 anos.
"No meio de tantas variáveis soltas que não estamos conseguindo por falta de governança alinhar, o que deveria ser feito era um modelo de agendamento nas unidades de saúde e esse agendamento ser respeitado. Porque agora entraremos em faixas etárias onde a capacidade de vacinação vai ser inferior à demanda", disse.
Segundo Vecina, a ordem de chegada é apropriada, mas o agendamento evitaria filas e uma corrida para os postos de vacinação;
"Temos que estabelecer a ordem de vacinação a de chegada. Não dá para fazer ordem alfabética ou outro critério, e a ordem de chegada não é totalmente errônea na medida que você não tem comorbidades", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.