Com fila, pessoas esperam quase 2 horas para tomar vacina em São Paulo
O consultor tributário Antônio Pinheiro, 55, ficou na fila da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Santo Estevão, na zona leste de São Paulo, por 1h50 para conseguir tomar a vacina contra covid-19. Hoje, a capital paulista aplica a primeira dose nas pessoas com 54 e 55 anos.
"Cheguei por volta das 7h10 e preferi vir pela manhã, porque achei que estaria mais vazio", contou. Quando chegou na UBS, a fila já tinha cerca de 30 pessoas. A reportagem esteve no local 9h e, no momento, mais de 50 pessoas aguardavam sua vez. Apesar da espera, a sensação de Pinheiro era de "alívio".
Para ajudar no fluxo, o posto de saúde entregou senhas. Uma funcionária da UBS afirmou que todos que estão na fila receberão a vacina AstraZeneca, disponibilizada no local hoje.
Para evitar aglomerações, a prefeitura fez um escalonamento por idade de segunda a sábado. Desde ontem, o UOL tem mostrado que mesmo com a medida há postos de saúde registrando filas.
Quem ficou na fila por mais de 1h30 foi a coordenadora de pesquisa Luiza Moreira, 55. "Era esperado pelo número de pessoas que tem nessa faixa etária, mas a espera é o de menos, perdemos tantas pessoas pela falta da vacina", disse, emocionada.
Veja as datas:
- Segunda-feira (14): 58 e 59 anos
- Quarta-feira (16): 56 e 57 anos
- Quinta-feira (17): 54 e 55 anos
- Sexta-feira (18): 52 e 53 anos
- Sábado (19): 50 e 51 anos
- Segunda (21) e terça (22): repescagem das idades anteriores
Mesmo não sendo o dia escolhido pela prefeitura para sua idade, o motorista Ricardo Peneda, 50, foi até a UBS para conseguir a primeira dose. "Disseram que conseguiria tomar hoje, já que no sábado vou trabalhar", contou.
Quem tem 50 anos ou mais já pode se vacinar na cidade desde ontem, mas a prefeitura pede que as pessoas sigam o escalonamento sugerido para evitar aglomerações e longas filas nos postos.
Na UBS Cidade Patriarca, também na zona leste, a reportagem chegou 6h50, antes da abertura do prédio, no entanto, os funcionários já haviam feito a triagem com as 10 pessoas que aguardavam o imunizante.
"Cheguei 6h30 para conseguir me vacinar cedo, porque vi que tinha chances de ter fila", contou o financista Roberto Cotrufo, 54, que foi o primeiro a se vacinar no posto.
Na UBS Vila Aricanduva, a reportagem presenciou fila de 20 pessoas até 8h15. O mecânico Cláudio Minge, 55, chegou 6h50, mas ainda sim já havia 12 pessoas na sua frente.
Ele contou que chegou a olhar o site "De Olho na Fila". "Olhamos ontem e hoje cedo, mas a última atualização hoje era de ontem, então vim na sorte e como estou de carro conseguiria ir para outro posto se tivesse muita fila", explicou. A ferramenta da prefeitura tem apresentado falhas.
Os agentes de saúde faziam duas checagens de documentos. Uma na fila e outra antes da aplicação. A primeira dose foi aplicada do lado de fora do posto.
"Isso já traz uma segurança, porque ficamos tão preocupados com tudo que está acontecendo. Agora, minha preocupação é com meu filho de 21 anos, mas logo chega a vez dele também", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.