Cidade de SP libera xepa da vacina para maiores de 18 anos sem comorbidades
A partir desta sexta, pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades podem se cadastrar para receber a "xepa" das vacinas contra a covid-19 na cidade de São Paulo. A decisão foi tomada na tarde desta quinta pela Secretaria Municipal de Saúde.
A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação.
A orientação da Secretária da Saúde é que as pessoas se inscrevam na UBS mais próxima da residência ou trabalho, com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e com um comprovante de residência.
É proibido descartar qualquer dose de vacina, por isso os funcionários anotam o nome e telefone das pessoas numa lista. Caso sobre alguma dose, eles ligam para os inscritos e os convidam para tomar o imunizante. Há uma ordem de prioridade para o público da xepa.
Atualmente, em São Paulo, são aplicadas vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer. Cada uma tem uma data de validade diferente, então não há como saber qual vacina sobrará para a repescagem. Todas as vacinas são consideradas eficazes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em reduzir a gravidade da covid. O importante é respeitar o intervalo entre as doses.
Vacinação em São Paulo
Começou nessa semana a vacinação dos grupos etários sem comorbidade no estado de São Paulo, com a população entre 50 e 59 anos de idade.
A prefeitura da capital organizou um sistema de escalonamento de idades durante a semana, para evitar aglomeração e falta de doses em postos de saúde. Veja o calendário:
- Segunda e terça-feira (14 e 15 de junho): 58 e 59 anos
- Quarta-feira (16): 56 e 57 anos
- Quinta-feira (17): 54 e 55 anos
- Sexta-feira (18): 52 e 53 anos
- Sábado (19): 50 e 51 anos
- Segunda (21) e terça (22): repescagem das idades anteriores.
A gestão municipal também disponibilizou um site para acompanhar o tamanho das filas da vacinação nas unidades e postos de saúde. É o o "De Olho na Fila", batizado de "filômetro".
Ontem, no entanto, a plataforma registrou algumas falhas no primeiro dia de imunização para pessoas com 56 e 57 anos, conforme noticiou o UOL.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou o calendário de vacinação no estado. Doria promete que toda população paulista maior de 18 anos receberá ao menos uma dose de vacina até 15 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.